Arquitectura religiosa, neoclássica. Capela oitocentista de planta rectangular simples, tendo adossada lateralmente a sacristia. Fachada principal em empena, de friso e cornija, rasgada por portal de verga abatida ornamentada com cornija superior, encimado por janela de verga similar e ladeado por fenestrações rectangulares. Alçados com cunhais apilastrados e remates em cornija, sendo os laterais rasgados por janelas rectangulares e o direito com portal. Interior com tectos de madeira, coro-alto e retábulo-mor de talha policroma, dourada e marmoreada neoclássico.
Planta longitudinal de corpo único, rectangular, com sacristia, também rectangular, adossada a E. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas. Fachada principal de alvenaria de granito aparente, e as restantes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento e friso e cornija moldurada, com pilastras nos cunhais, os frontais coroados por pináculos piramidais. Fachada principal voltada a S., terminada em empena, de friso e cornija, sobrepujada por cruz latina sobre acrotério. Portal principal de verga abatida com cornija superior, encimada por janela de verga similar e ladeada por dois pequenos óculos, rectangulares. Fachadas laterais rasgadas ao centro por janelas de vão rectangular, em plano elevado, abrindo-se na fachada E. duas portas de moldura rectangular, sendo uma sobrelevada, de acesso ao coro-alto por uma escada de lanço único adossada ao longo da fachada. O patamar superior da escada suporta uma sineira de ventana em arco de volta perfeita com cornija encimada por cruz sobre acrotério e pináculos de remate esférico. Fachada posterior em empena de cornija moldurada, abrindo-se ao centro um óculo de moldura circular. A sacristia possui fachadas brancas percorridas por embasamento de pedra, cunhais e friso superior em cimento encarapinhado pintado de cinza. Na fachada S. rasga-se uma porta de verga recta e no plano superior uma janela quadrada idêntica à da fachada N., sendo a fachada lateral E. cega. INTERIOR de espaço único, sendo a separação entre nave e capela-mor sublinhada por degrau no pavimento e ao nível do alçado por arco elevado apoiado nas paredes laterais, diferenciando-se também pelo sistema de cobertura, com tecto de madeira plano na nave e curvo na capela-mor. Pavimento de azulejo cerâmico castanho, silhar de azulejo industrial de padrão geométrico azul, paredes brancas rebocadas e tectos pintados de azul com orla castanha. Coro-alto de betão pintado de branco, com gradeamento de ferro pintado em castanho. Altar-mor sobre supedâneo com degraus dispostos lateralmente. Retábulo de talha policroma, dourada e marmoreada, de planta recta, e três eixos divididos por colunas de capitéis compósitos, tendo no nicho central a imagem da padroeira sobre trono e nos corpos laterais imagens escultóricas sobre mísulas. Remate em frontão curvo com fecho de enrolamentos vegetais e fogaréus no prolongamento das colunas. Do lado da Epístola abre-se porta rectangular de acesso à sacristia que possui pavimento cerâmico castanho, silhar de azulejo industrial de padrão geométrico azul, paredes e tecto branco, tendo do lado N. 2 armários de parede com portas de madeira envernizada e um lavatório de louça sanitária branca. O piso superior é ocupado por uma arrecadação a que se acede por escada de dois lanços de degraus revestidos com azulejo cerâmico castanho, possuindo pavimento de betão, paredes e tecto de plano inclinado em betão, pintados de branco.
Materiais
Estrutura, embasamento, cornijas, molduras de vãos e sineira de granito; coro-alto, escada exterior e piso superior da sacristia de betão; cobertura exterior de telha; portas, retábulo e tectos da capela de madeira; pavimentos de tijoleira; silhar de azulejo cerâmico industrial; grades das janelas, balaustrada do coro-alto e corrimão da escada exterior de ferro.
Observações