Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia na fachada posterior, tendo torre sineira no lado direito, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço, iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em frontão triangular sem retorno, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de volta perfeita e por janelão com o mesmo perfil. Fachadas com cunhais apilastrados, encimados por pináculos, estando rematadas por frisos e cornijas, tendo, na fachada lateral direita, porta travessa de volta perfeita, surgindo portas na capela-mor. Torre sineira de dois registos, com ventanas no superior e cobertura em coruchéu piramidal, tendo acesso posterior. Interior com coro-alto acedido pelo exterior, tendo batistério no lado da Epístola e púlpito quadrangular no lado oposto, com acesso por escadas. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos dispostos em ângulo, de talha novecentista. Retábulo-mor de talha pintada, executado no séc. 20.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia adossada à fachada posterior e torre sineira no lado direito, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal em cantaria de granito, encimado por armação metálica para sino e por cruz latina metálica. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por faixas pintadas de cinza, sendo em socos de cantaria na fachada principal, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola, e rematadas em frisos e cornijas. As empenas, capeadas a alvenaria rebocada e pintada, possuem cruzes latinas sobre plintos paralelepipédicos nos vértices. Fachada principal virada a O., remata em frontão sem retorno, sendo rasgada por portal em arco de volta perfeita, com impostas e fechos salientes, protegida por duas folhas de madeira, e encimado por janelão de volta perfeita e moldura simples, que interrompe inferiormente o tímpano. No lado direito, a torre sineira, de dois registos definidos por frisos o primeiro com o antigo mostrador do relógio, em cantaria e contendo inscrição, e o segundo com as ventanas de volta perfeita com molduras que se prolongam inferiormente em falsos brincos; possui remate em friso e cornija, com pináculos nos ângulos e guardas metálicas, tendo, nas faces principal e posterior, os atuais mostradores do relógio, ambos circulares; tem na face lateral direita, janela retilínea e, na posterior, a porta, com acesso por escadas de alvenaria rebocada e degraus em cantaria, tendo guarda metálica. Fachada lateral esquerda rasgada por janela em capialço no corpo da nave, possuindo porta travessa e uma janela no da capela-mor; na sacristia, uma janela em capialço. Fachada lateral direita com porta travessa de volta perfeita e janela retilínea na nave, tendo porta de verga reta e janela no da capela-mor, surgindo, na sacristia, porta e janela de peitoril. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão 2x2 em policromia, tendo cobertura em falsa abóbada de berço abatido, de madeira e assente em cornijas de cantaria; pavimento em soalho, com corredor central em lajeado. A nave possui uma Via Sacra, em painéis de azulejo em bicromia, a azul e branco. Coro-alto de betão assente em seis mísulas de cantaria, com guarda metálica formando elementos crucíferos, com acesso por porta de verga reta no lado da Epístola. O portal axial está protegido por guarda vento em alvenaria revestida a azulejo, a madeira e vidro martelado e colorido; está ladeado por pia de água benta em cantaria de granito, com taça hemisférica embutida no muro e nicho de volta perfeita emoldurado a cantaria. No sub-coro, no lado da Epístola, o batistério com acesso por arco de volta perfeita e moldura de cantaria, protegido por duas folhas de madeira e vidro, contendo a pia batismal. No lado do Evangelho, o púlpito, quadrangular com bacia de cantaria, assente em mísula estriada, com guarda plena, de talha pintada de bege, branco e dourado, ornada por elementos vegetalistas, e acesso por escadas no lado direito, em betão e guarda metálica, semelhante à do coro. A porta travessa está ladeada por pia de água benta, com taça tronco-piramidal invertido e reservatório de volta perfeita, pintado de branco. Confrontantes, as capelas retabulares laterais, dedicadas a Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e Nossa Senhora de Fátima (Epístola). Arco triunfal de perfil abatido, assente em pilastras toscanas, flanqueado por duas capelas retabulares colaterais, dispostas em ângulo, dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e a Nossa Senhora das Graças (Epístola). A capela-mor possui as paredes revestidas a azulejo de padrão em bicromia, a azul e branco, integrando alguns Passos da Via Sacra, percorrida por silhares de azulejo de padrão policromo, com símbolos religiosos; tem cobertura em falsa abóbada de berço abatido, pintada e assente em frisos e cornijas, e pavimento em lajeado. Possui órgão elétrico e quatro degraus, destinados ao coro. Ao centro, supedâneo de degraus laterais, com maciço central, protegido por pequena guarda metálica, pintada de verde e encimada por elemento de madeira. Sobre o supedâneo, a mesa de altar, de talha pintada de branco, cinza e dourado, composta por tampo simples e assente em dois pilares paralelepipédicos e almofadados, decorada por motivos fitomórficos. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de branco, cinza e dourado, tendo as colunas de marmoreados fingidos, de planta reta e um eixo definido por duas colunas jónicas, com o terço inferior do fuste marcado por anel e festões, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, almofadados e decorados por vegetação, encimadas por fragmentos de frisos, cornijas e enrolamentos. Ao centro, nicho de volta perfeita e moldura saliente, envolvida por motivos vegetalistas e de boca rendilhada, protegida por tela a representar São Miguel a lutar contra a heresia. Remata em cornija angular com fecho saliente, encimado por segunda cornija curva e com elementos vegetalistas. Está ladeado por elementos de talha, formando dois nichos de volta perfeita e moldura rendilhada e decorada por vegetação, encimados por apainelados recortados, contendo acantos e, na base, as portas de acesso à tribuna e à sacristia, de volta perfeita, seguintes de acantos e protegidas por sanefas recortadas. Altar paralelepipédico, ornado por acantos e cartela contendo as iniciais "IHS", encimado por sacrário dourado, em forma de templete, com colunas de inspiração coríntias e fustes com o terço marcado por anel e festões de drapeados, com moldura rendilhada e remate em cornija e lambrequins, coberto por domo. Sacristia com paredes rebocadas e pintadas de branco, teto plano de madeira e pavimento em lajeado, contendo armários de madeira.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, pináculos, frisos, cornijas, pia batismal, degraus, pavimentos, coruchéu da torre, soco da fachada principal, supedâneo em cantaria de granito; coro-alto em betão com guarda em metal e madeira; guarda-vento de madeira e vidro martelado e colorido; portas, bancos, mobiliário da sacristia, pavimentos, cobertura da nave, guarda do púlpito em madeira; retábulos, de talha pintada; silhares e Via Sacra em azulejo; janelas com vidro simples; telha cerâmica na cobertura.
Observações