Portal de Cidadania

Capela de Santa Luzia

Capela de Santa Luzia

O ponto de interesse Capela de Santa Luzia encontra-se localizado na freguesia de Paço de Sousa no municipio de Penafiel e no distrito de Porto.

Capela quinhentista, barroca e do séc. 20, de planta retangular simples, de espaço único, com cobertura em falsa abóbada de berço, iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais, junto ao altar-mor, com alpendre aberto de feitura recente. Fachada principal rematada em empena, rasgada por portal de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas do arco e de arestas biseladas. Interior com retábulo de talha barroca.

Planta retangular composta por nave, antecedida por alpendre, com cobertura homogénea em telhado de três águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em alvenaria de granito aparente, com as juntas preenchidas a cimento, rematadas por frisos de betão. Fachada principal virada a NO., rematada em empena e rasgada por portal de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas do arco, tendo arestas biseladas; está protegida por duas folhas de madeira com postigos quadrangulares. Possui alpendre de betão, assente em dois pilares facetados, com os extremos quadrangulares, assentes em plintos paralelepipédicos, tendo cobertura de madeira, em masseira e pavimento em cimento. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas por frestas na zona do altar-mor. Fachada posterior em empena cega com pináculos piramidais sobre os cunhais. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira pintada de azul, assente em frisos e cornijas com a mesma tonalidade, e pavimento em lajeado de granito. Sobre supedâneo de um degrau, o retábulo-mor, de talha pintada de azul e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas torsas decoradas por pâmpanos e flanqueadas por orelhas volumosas, compostas por acantos e aves. Ao centro, nicho em arco abatido e moldura saliente, com o fundo pintado de azul pontuado por estrelas douradas, com seguintes almofadados. A estrutura remata em frisos de acantos, de óvulos e dardos e cornija, esta encimada por espaldar recortado, decorado por festões e açafate de flores. Altar paralelepipédico com frontal pintado por elementos fitomórficos, encimado por predela de acantos enrolados. No lado da Epístola, mesa de apoio, em madeira.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, com cobertura assente em vigas de betão; modinaturas, cruz, pináculos, pilares do alpendre e pavimento em cantaria de granito aparente; porta, cobertura, mobiliário, mesa de apoio de madeira; janelas com vidro simples; retábulo em talha pintada; coberturas exteriores em telha cerâmica; pavimento do alpendre em cimento.

Observações