Arquitetura religiosa, do séc. 21. Igreja paroquial de planta poligonal irregular com cobertura interna de madeira e fortemente iluminada por janelas rasgadas no escalonamento dos panos laterais, estes protegidos por vitral figurativo. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto por amplo portal, antecedido por alpendre, e por janela crucífera. Interior com simples mesa de altar, tendo batistério no lado do Evangelho e a Capela do Santíssimo no lado oposto. A sacristia fica num corpo destacado, com acesso por um corredor de articulação. Campanário isolado, composto por três estruturas e sineiras no topo, sobrepostas.
Conjunto composto pelo corpo principal, de planta poligonal irregular e cobertura a cinco águas, corpo anexo, com ligação por pequeno corredor ao principal e cobertura a duas águas, e o campanário. CORPO PRINCIPAL com fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, com alguns panos revestidos a silhares de granito aparente, de fácies rogosa, rematadas em frisos de betão e rasgadas por vãos retilíneos. Fachada principal virada a SO., rematada em empena e rasgada por amplo portal retilíneo, encimado por vão crucífero; encontra-se antecedido por alpendre sustentado por pilares facetados, rebocados e pintados de branco. Fachada lateral esquerda composta por dois corpos salientes, rasgados por amplas janelas retilíneas nas faces laterais, surgindo, no pano correspondente à capela-mor, vários vãos retilíneos de pequenas dimensões e dispostos de forma aleatória. Fachada lateral direita composta por vãos rasgados em panos que se salientam de forma regular, sendo marcada pelo corpo adossado, de ligação ao corpo secundário, este iluminado por janelas, ladeada por porta na face posterior. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com tetos de madeira, sustentadas por vigas metálicas e pavimento em soalho, tendo corredores em lajeado de granito, disposto em rampa. As janelas estão protegidas por vitral figurativo, os das pequenas janelas da capela-mor, formando uma Via Sacra. No lado do Evangelho, espaço tripartido, formando pequenos espaços de culto, o central correspondente ao batistério, contendo pia batismal em cantaria de granito, composta por pé facetado e base de perfil quadrangular, e por taça facetada e de bordo simples. No lado oposto, surge um espaço com acesso por vão retilíneo, correspondente à Capela do Santíssimo, com sacrário embutido na parede de topo e baixo-relevo, a representar a Adoração do Santíssimo pelos Pastorinhos. Presbitério elevado por quatro degraus de cantaria, onde surge a mesa de altar, em cantaria de granito, composta por pilares e tamplo simples, rodeada por vários assentos em madeira, surgindo, no lado do Evangelho, o ambão em cantaria de granito, rodeado por madeira. O espaço encontra-se seccionado por parede, criando um espaço de culto ao orago. Na parede testeira, vão retilíneo com a imagem do Crucificado, ladeado por vários relevos a representar Jesus e os seus vários atributos. CORPO SECUNDÁRIO de planta retangular simples, composto por vários panos seccionados por amplos frisos em alvenaria aparente, estando rasgado por janelas retilíneas, protegidas por estores. No INTERIOR, surge a sacristia, escritório paroquial e sala de reuniões. CAMPANÁRIO formando por três estruturas verticais em alvenaria rebocada e pintada de branco, estruturadas por escada de acesso, visível do exterior, tendo, na estrutura frontal, o mostrador do relógio e enorme cruz metálica; no topo das escadas, surgem três sinos sobrepostos.
Materiais
Estrutura em alvenaria e vigamento de betão, rebocada e pintada; pavimento em soalho com corredores em lajeado; tetos e mobiliário de madeira; mesa de altar e ambão em cantaria de granito; janelas com vitral; telha cerâmica na cobertura.
Observações