Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela da Sagrada Família

Capela da Sagrada Família

O ponto de interesse Capela da Sagrada Família encontra-se localizado na freguesia de Cabeça Santa no municipio de Penafiel e no distrito de Porto.

Arquitetura religiosa, do séc. 20. Capela de planta retangular, de espaço único, com marcação de presbitério internamente, com sacristia adossada ao lado direito, com cobertura de duas abas e iluminada uniformemente por tríforas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena, com vários registos em ressalto, ritmando a estrutura, rasgada por portal em arco apontado, encimado por janela recortada. Fachadas com aba corrida de betão e ritmadas pelas vigas da estrutura, formando apainelados ou panos. Interior com coro-alto e simples mesa de altar.

Planta poligonal composta por nave, sacristia adossada ao lado direito e vários anexos de apoio na fachada posterior, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas (igreja) e três águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, exceto a principal, revestida a azulejo de padrão azul e branco, percorridas por soco saliente, também rebocado e pintado de branco, e rematadas por aba corrida de betão. Fachada principal virada a SO., rematada em empena com grande cruz latina no vértice, de três panos, os laterais em ressalto, sendo o esquerdo o mais saliente, com o central rasgado por portal em arco apontado, encimado por registo em ressalto, onde se rasga janela recortada, em leque. Fachada lateral esquerda marcada por quatro panos definidos pelas vigas da estrutura, cada um deles rasgado por tríforas crucíferas. Fachada lateral direita com dois panos semelhantes aos anteriores, tendo a sacristia adossada, com três tríforas crucíferas e tendo, na face SO., porta em arco apontado. Fachada posterior em empena, com corpos adossados, com estruturas de madeira e metálica. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, as laterais ritmadas pelas vigas da estrutura, e percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, exceto na zona do presbitério, com cobertura de duas abas, rebocadas e pintadas de branco; pavimento em ladrilho cerâmico. Coro-alto de betão, sustentado por duas consolas, com guarda metálica e de madeira e acesso por escada de dois lanços e guarda semelhante à anterior, no lado da Epístola. Presbitério elevado por três degraus, possuindo mesa de altar de madeira, composta por tampo e dois pilares, ladeada por duas credencias e pelos bancos dos celebrantes, Na parede testeira, uma consola de madeira sustenta um sacrário metálico, em forma de urna, ladeado por duas cruzes, uma lenhosa e a do lado da Epístola com o Crucificado. No lado da Epístola, a nave tem porta de verga reta de acesso ao corredor da sacristia, esta acedida por porta de verga reta situada no presbitério. O corredor da sacristia tem as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambril pintado de azul, contendo armários de madeira; umas escadas acedem à sacristia com as paredes rebocadas e pintadas de branco e contendo arcaz de madeira.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada com vigas em betão; portas de madeira com lemes em ferro; pavimento em ladrilho cerâmico; mobiliário de madeira; janelas com vidro simples; coberturas em telha cerâmica.

Observações