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Igreja de São João Evangelista

Igreja de São João Evangelista

O ponto de interesse Igreja de São João Evangelista encontra-se localizado na freguesia de Guilhufe e Urrô no municipio de Penafiel e no distrito de Porto.

Arquitetura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço, iluminada uniformemente por janelas retilíneas, rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena com os vãos rasgados em eixo composto por portal e janelão. Fachadas com cunhais simples, encimados por pináculos, e rematadas em cornijas, tendo, na fachada lateral esquerda, porta travessa. Torre sineira de três registos, o superior rasgado por ventanas de volta perfeita, e cobertura em coruchéu piramidal. Interior com coro-alto com acesso pela sineira, tendo batistério no lado do Evangelho, na base da torre. Arco triunfal em arco de volta perfeita, assente em pilastras, ladeado por retábulos dispostos em ângulo, de talha oitocentista. Retábulo-mor de talha pintada, oitocentista.

Planta retangular composta por nave, capela-mor, anexo no lado direito e torre sineira no oposto, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma (anexo) duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal, revestido a cantaria de granito aparente, tendo cruz latina no vértice, assente em plinto paralelepipédico. Fachadas em alvenaria de granito aparente com as juntas preenchidas a argamassa de cimento, tendo cunhais simples, firmados por pináculos piramidais com bola, sendo rematadas em cornijas. As empenas possuem cruzes latinas sobre plintos paralelepipédicos, sendo o da fachada principal volutado. Fachada principal virada a SO., rematada em empena e rasgada por portal de verga reta e por janelão retilíneo, ambos com molduras simples. No lado esquerdo, a torre sineira com três registos separados por frisos, o inferior cego, o intermédio com o mostrador circular do relógio e, no topo, quatro ventanas de volta perfeita; tem acesso posterior, por porta de verga reta, a partir de escadas em cantaria de granito e guarda metálica. Fachada lateral esquerda rasgada por três janelas retilíneas, protegidas por grades de ferro pintadas de verde, duas no corpo da nave e uma na capela-mor; a nave tem porta travessa de verga reta e moldura simples. Fachada lateral direita com duas janelas retilíneas, surgindo uma terceira no corpo da capela-mor, todas com grades metálicas; na nave, surge, em nível superior, porta de verga reta, de acesso ao púlpito, por escadas de cantaria e guarda metálica; possui, ainda, baixo-relevo. Tem corpo adossado com janela jacente na face posterior. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão em bicromia, a azul e branco, de 2x2, com motivos fitomórficos, tendo coberturas em falsas abóbadas de berço abatido, rebocadas e pintadas de branco, assentes em cornijas de cantaria; pavimentos em lajeado de granito. Coro-alto em betão, assente em duas mísulas, com guarda plena, rebocada e pintada de branco, e acesso por escadas de madeira e guarda torneada, no lado da Epístola; no lado do Evangelho, possui porta de verga reta, com acesso a partir da torre sineira. No sub-coro, no lado do Evangelho, o batistério, com acesso por vão em arco de volta perfeita, assente em pilastras, protegido por teia de ferro, decorada por volutas. Tem o interior percorrido por alto rodapé de cantaria, silhar de azulejos semelhantes aos da nave, sendo a restante parede revestida a azulejo em monocromia, branco. Pia batismal em cantaria de granito, composta por pequena coluna cilíndrica e taça hemisférica, de bordo saliente. Confrontantes, quatro nichos, os primeiros retilíneos, e os seguintes em arcos de volta perfeita, todos com molduras em cantaria. No lado da Epístola, púlpito quadrangular com bacia em cantaria de granito, assente em mísula e guarda em madeira pintada de bege e dourado, formando apainelados almofadados, decorados com medalhões que integram símbolos eucarísticos e salvíficos. A porta travessa está ladeada por pia de água benta em mármore, embutida no muro, semicilíndrica e de bordo boleado. Confrontantes, as capelas retabulares laterais, dedicadas às Santas Mães (Evangelho) e Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, encimado por sanefão de talha pintada de bege e dourado, percorrido por fragmentos de frontão recortados e ornados por flores e festões, percorrido, inferiormente, por torso de louro entrelaçado, em falsos lambrequins. Capela-mor rasgada, no lado da Epístola, por amplo vão retilíneo, assente em pilastras toscanas, abrindo diretamente para a antiga sacristia, transformada em espaço de assistência. Sobre supedâneo de um degrau em cantaria, a mesa de altar, paralelepipédica, em acrílico, com símbolos eucarísticos gravados. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de bege, dourado e colunas de marmoreados fingidos, de planta reta e três eixos definidos por duas colunas coríntias com o terço inferior marcado e duas pilastras, com o terço também marcado e de fustes almofadados, assentes em plintos paralelepipédicos de faces almofadadas. Ao centro, tribuna de perfil curvo e moldura saliente, pontuado por folhagem, tendo o fundo pintado a imitar brocado e contendo trono expositivo de três degraus. Os eixos laterais possuem apainelados de perfis curvos com molduras salientes e fundos pintados a imitar brocados, que enquadram mísulas campaniformes e estriadas; na base, as portas de acesso à tribuna. A estrutura remata em friso e cornija, esta em ângulo sobre a tribuna, de onde arranca espaldar recortado, decorado por enrolamentos, sobrepujado por cornija interrompida por acantos. Altar em forma de urna, ornado por motivos fitomórficos, encimado pelo sacrário, com cobertura em domo.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, com as juntas preenchidas a cimento e rebocada e pintada no interior; modinaturas, pináculos, cornijas, pavimentos, escadas, pia batismal e base do púlpito em cantaria de granito; pia de água benta em mármore; portas, bancos, mobiliário da sacristia em madeira; mesa de altar em acrílico; escada do coro-alto de madeira, a exterior com guarda metálica; retábulos de talha pintada; telha cerâmica na cobertura.

Observações