Arquitetura religiosa, seiscentista e do séc. 20. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas ao lado direito, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço, iluminada uniformemente por janelas retilíneas e em capialço, rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal em empena com os vãos rasgados em três eixos compostos por portal e óculos laterais. Fachadas com cunhais apilastrados, encimados por pináculos, e rematadas em frisos e cornijas, tendo, na fachada lateral direita, porta travessa. Torre sineira de dois registos, o superior rasgado por ventanas de volta perfeita. Interior com coro-alto com acesso pela sineira, tendo batistério no lado da Epístola, na base da torre. Arco triunfal em arco de volta perfeita, assente em pilastras ladeado por retábulos dispostos em ângulo, de talha novecentista. Retábulo-mor de talha pintada, tardo-barroca.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira no lado direito, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal, rebocado e pintado de branco e tendo cruz latina no vértice, assente em esfera. Fachadas em alvenaria de granito aparente com as juntas preenchidas a argamassa de cimento, tendo cunhais simples, firmados por pináculos piramidais com bola, sendo rematadas em frisos e cornijas. As empenas possuem cruzes latinas sobre plintos galbados e hastes lanceoladas. Fachada principal virada a SE., rematada em empena e rasgada por portal de verga reta e remate em cornija, friso e frontão triangular interrompido superiormente por pinha, contendo a imagem de Santa Rita; está encimado por nicho em abóbada de concha com a imagem do orago, sobrepujado por cornija contacurva e por dois óculos circulares e de molduras simples. No lado direito, a torre sineira com dois registos, o superior alteado, tendo quatro ventanas de volta perfeita e moldura saliente, a da face frontal encimada por relógio circular; tem acesso por porta de verga reta na face posterior, através de escadas em cantaria e guarda metálica. Fachada lateral esquerda rasgada por três janelas retilíneas e em capialço, duas no corpo da nave e uma na capela-mor. Fachada lateral direita com porta travessa de verga reta, ladeada por duas janelas em capialço, surgindo uma terceira no corpo da capela-mor; tem corpo adossado em empena, rasgada por óculo circular, tendo portal retilínea na face SE.. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão policromo 2x2, com motivos religiosos, tendo, na nave, cobertura em falsa abóbada de berço de madeira assente em cornija pintada de cinza, e pavimento em soalho. As janelas estão encimadas por sanefas de talha pintada de verde e dourado, ornadas por elementos fitomórficos. Coro-alto de madeira, assente em seis mísulas de cantaria, tendo guarda em falsos balaústres e acesso por porta de verga reta, no lado da Epístola, através da torre. O portal axial, protegido por guarda vento de madeira e vidro, tem, no lado do Evangelho, pia de água benta embutida no muro, ultra-semiesférica, de bordo boleado e nicho curvo, de acesso ao reservatório, surgindo uma semelhante na porta travessa. No lado da Epístola, vão de volta perfeita de acesso ao batistério, tendo o fundo pintado a representar uma alegoria do sacramento batismal; possui pia em cantaria de granito, composta por pequena coluna cilíndrica e taça hemisférica e estriada. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia em cantaria de granito, assente em consola, e guarda em madeira pintada de branco e bege, formando falsos torneados, com acesso por escadas de cantaria no lado direito. Confrontantes, duas capelas à face, com arcos de volta perfeita e molduras de cantaria, contendo painéis e altares em talha, sendo dedicados ao Imaculado Coração de Maria (Evangelho) e Nossa Senhora de Fátima (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos de talha pintada, dispostos em ângulo e dedicados a Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Capela-mor com as paredes marcadas por apainelados dourados que enquadram quatro medalhões a representar os Evangelistas, tendo cobertura em falsa abóbada de berço pintada. Sobre supedâneo de três degraus revestidos a alcatifa, o retábulo-mor de talha pintada de branco, bege e dourado, de planta côncava e um eixo definido por pilares com os fustes almofadados e ornados por folhagem, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, também almofadados e decorados por elementos vegetalistas. Ao centro, tribuna de perfil contracurvo, contendo trono expositivo de três degraus e fundo pintado a representar uma glória de querubins enquadrada por falsos drapeados a abrir em boca de cena; tem moldura saliente e pontuada por volutas, que se prolonga inferiormente, enquadrando o sacrário e o altar; está ladeada por duas mísulas com imaginária. A estrutura remata em espaldar recortado e ornado por concheados, rematando em cornija, tendo, no topo, a inscrição "PADRE AGOSTINHO MOTA / 1964 / VICTOR MENDES". Altar em forma de urna com cartela central com escudo, encimado por coroa aberta e chapéu de bispo, tendo, no escudo, a inscrição "AVE MARIA"; a cartela está ladeada por apainelados de acantos; sobre o altar, o sacrário em forma de templete com as colunas de fustes lisos e ornados por rocalhas, tendo cobertura em cúpula bolbosa, sobrepujada por pelicano a alimentar os filhotes, que evolui de um friso de folhagem, de onde pendem lambrequins em forma de acantos. A porta está ornada por cálice, envolvido por glória e encimado por hóstia e as iniciais "IHS". Fronteira, a mesa de altar de talha pintada de branco e dourado, com o tampo ornado por rocalhas, assente em duas colunas de marmoreados fingidos, com capitéis coríntios e decoração vegetalista. No lado da Epístola, a porta de acesso à sacristia, com vários armários de madeira, tendo, no lado esquerdo da porta, pia de água benta, em cantaria embutida na parede, ultra-semiesférica, de bordo boleado e nicho com concheado assimétrico, de acesso ao reservatório.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito, com as juntas preenchidas a cimento e rebocada e pintada no interior; modinaturas, pináculos, frisos, cornijas, pavimento do adro, escadas, pia batismal, pias de água benta e base do púlpito em cantaria de granito; portas, guarda-vento, tetos, bancos, mobiliário da sacristia em madeira; escada do coro-alto com guarda em ferro; retábulos de talha pintada; telha cerâmica na cobertura.
Observações