Capela setecentista de espaço único e cobertura em masseira, escassamente iluminada por fresta rasgada na fachada lateral esquerda, junto ao altar-mor. Fachada principal em empena, com um eixo de vãos, composto por portal de verga reta. Fachadas com cunhais simples, a lateral esquerda com porta travessa. Interior com retábulo-mor de talha barroca do estilo nacional.
Planta retangular simples, com nave, antecedida por alpendre e com sacristia adossada à fachada lateral direita, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas (templo) e três (alpendre) águas, rematadas em beiradas simples, sendo plana na sacristia. Fachadas em alvenaria, rebocada e pintada de branco. Fachada principal virada a SE., rematada em empena com cruz latina no vértice, rasgada por portal de verga reta, protegido por duas folhas de madeira pintadas de verde; está antecedido por alpendre aberto, sustentado por duas colunas em cantaria, cilíndricas, assente em plintos cilíndricos e com capitéis de perfis semelhantes, tendo teto de madeira e pavimento em tijoleira. Fachada lateral esquerda com porta travessa de verga reta e por fresta retilínea, junto ao altar-mor; no lado direito, sineta incluída em estrutura metálica, rematada em cruz e pintada de verde. Fachada lateral direita parcialmente adossada, sendo visível o corpo da sacristia, com janela retilínea na face SE.. Fachada posterior rematada em empena com cruz latina no vértice, cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com teto de madeira em masseira, falso e com projetores de luz, e pavimento em tijoleira. Sobre supedâneo de um degrau, revestido a tapete, a mesa de altar, de talha pintada e dourada, com base e tampo lisos, este com friso de acantos e avental vazado por acantos e concheado, assente em duas colunas torsas, ornadas por pâmpanos. Sobre banco em alvenaria rebocada e pintada de branco, o retábulo-mor, de talha pintada de branco, azul e dourada, de planta reta e três eixos definidos por quatro colunas torsas ornadas por pâmpanos e anjos, assentes em plintos paralelepipédicos, decorados por acantos, as interiores prologando-se em arquivolta torsa, com fecho saliente, formando o ático, ladrada por elemento de talha recortado, ornado por acantos e anjos encarnados. A estrutura está ladeada por orelhas recortadas e decoradas por acantos. Ao centro, nicho de volta perfeita, com o fundo pintado a imitar brocados, contendo mísula. Os eixos laterais são retilíneos, com molduras fitomórficas e contendo mísulas. No lado da Epístola, porta de verga reta, de acesso à sacristia, com mesa de madeira.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; portas, teto, bancos, mobiliário da sacristia em madeira; sineta com estrutura em ferro; retábulo de talha pintada; telha cerâmica na cobertura; pavimento em tijoleira.
Observações