Arquitectura político-administrativa e judicial, tardo-barroca. Pelourinho de pinha cónica embolada, com soco octogonal de cinco degraus, onde assente base galbada e fuste de torso enrolado, com torcidos separados e modulados em espiral, com remate em tabuleiro e elemento circular e ornado de acantos, sobrepujado por esfera armilar. Pelourinho construído na época barroca, de construção tardia, influenciado pelos modelos de pelourinhos quinhentistas, mas adaptado a um novo estilo e gramática decorativa, com um carácter mais ornamental que funcional, integrando-se no centro da praça, composto por um fuste torso monolítico, em mármore, contrastando com as restantes peças, em calcário lioz. A base é galbada e apresenta decoração tipicamente rococó, com elementos concheados a evoluir em cascata, assentes em elementos volutados. O topo apresenta friso de acantos com capitel estriado, que sustenta tabuleiro assente em friso de óvulos e dardos; a "pinha" do remate é em forma de campânula invertida, ornada por acantos clássicos.
Estrutura em cantaria de calcário, composta por soco octogonal de cinco degraus, com focinho saliente, onde assenta base paralelepipédica, de planta quadrangular, com os ângulos côncavos, sobre o qual assenta um friso semelhante e um segundo em toro e escócia, sustentando o plinto, com a zona inferior galbada e facetada, ornada por elementos fitomórficos e concheados em cascata, terminando em volutas, com um anel e a zona superior lisa e octogonal. Sobre este, um tabuleiro oitavado, onde assenta a base do fuste, composta por duplo toro, encimados por folhas de acantos enroladas, de onde evolui um fuste espiralado monolítico, composto por três elementos torsos; o fuste remata em anel, envolvido por folhas de acanto, formado por cesto em forma de estrias sinuosas, encimadas por um duplo friso, o inferior de contas e o superior de óvulos e dardos, onde assenta o tabuleiro de remate, encimado por plinto oitavado, com as faces ornadas por acantos à clássica, onde assenta uma esfera armilar metálica.
Materiais
Estrutura em cantaria de calcário lioz, com o fuste em mármore; no topo, surgem gatos de ferro; esfera armilar metálica.
Observações