Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio do Correio-Mor

Palácio do Correio-Mor

O ponto de interesse Palácio do Correio-Mor encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, pombalina. Palácio senhorial urbano.

De planta em L, o edifício apresenta volumetria composta por 2 paralelipípedos, - ala N. e ala E.-, sendo a cobertura diferenciada efectuada por telhados a 3 águas, articuladas. O alçado principal, a N., apresenta-se caracterizado pela sucessão de pano de muro, portões de ferro fundido, com acesso ao pátio, e topo da ala N., delimitado lateralmente por cunhais de cantaria e superiormente por platibanda, em 2 pisos separados por friso de cantaria, animado pelo rasgamento de 5 janelas de peito gradeadas no piso térreo e outras tantas de sacada, de verga curva e guarda de ferro forjado, no andar nobre. Entre os portões e sobre porção de muro gradeado, 2 anjos tenentes apoiados nos pilares apresentam a pedra de armas dos condes de Penafiel, encimada por coroa. O pátio, rectangular, definido pela casa e pelo pequeno jardim formal, no ângulo NE., onde é visível o lambril de painéis de azulejos monócromos historiados, antecede o alçado N. da ala E., em cujo piso térreo se rasgam 3 arcos em asa de cesto, através dos quais se processa o acesso ao interior. O alçado S. compõe-se de piso térreo - integralmente revestido de cantaria - e 4 andares, desenvolvendo-se em 3 corpos, destacando-se o central em planta e em tratamento (revestimento com placagem pétrea até ao último piso). Apresenta 12 vãos por piso, portas e janelas no piso térreo, janelas de sacada e falsa sacada no 1º andar, janelas de peito no 2º e 3º, e janelas de sacada com grades de ferro forjado no 4º. Os alçados laterais E. e O. denotam a pendente das ruas pela variação do número de pisos que apresentam. Os principais compartimentos ocupam o andar nobre da ala N. *1.

Materiais

Alvenaria mista e de tijolo, betão armado e moldado, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, azulejos, ferro forjado e fundido, estuque pintado, madeira

Observações

*1 - a dispersão do recheio e as subsequentes obras de adaptação são responsáveis pela descaracterização e perda de interesse artístico dos interiores. *3 - obras a cargos dos inquilinos e dos proprietários, segundo Pº de Obras.