Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Tariz

Capela de Tariz

O ponto de interesse Capela de Tariz encontra-se localizado na freguesia de Ervededo no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, setecentista. Capela de planta longitudinal simples, interiormente de espaço único, com iluminação unilateral e tecto de madeira. Fachadas em cantaria, de cunhais apilastrados, coroados por pináculos e terminadas em friso e cornija, a principal marcada por vão amplo de volta perfeita e terminada em empena. Fachada lateral esquerda rasgada por porta travessa e a oposta por janela de capialço na zona do altar-mor; a posterior é cega e termina em empena. Inscreve-se numa tipologia de capelas associadas ao Calvário e à Paixão de Cristo, com exemplares semelhantes na Capela de Nossa Senhora da Piedade, em Vilares (v. PT011707090011), Capela do Senhor da Ponte, em Mondim de Basto (v. PT011705050014), Capela de Santa Cruz, em Campo de Jales (v. PT011713020027), Capela do Senhor das Necessidades, em Lanheses (v. PT011609150015), Capela do Senhor do Bonfim, em Carreço (v. PT011609080053) e Capela do Senhor do Castelinho, em Aguiar da Beira (v. PT020901060008). Interior desnudo.

Planta longitudinal simples, com cobertura homogénea e telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas em cantaria de granito com as juntas tomadas e pintadas de branco e com vestígios de caiação, com cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, os posteriores com bola, sobre plintos paralelepipédicos, e terminadas em friso e cornija. Fachada principal, virada a N., terminada em empena, coroada por cruz latina de braços rematados em botão, sobre acrotério, e marcada por grande vão, em arco de volta perfeita assente em pilastras toscanas, parcialmente entaipado e sobre o qual surge brasão nacional com coroa e ladeado por elementos fitomórficos; é rasgado por portal de verga recta, de moldura simples. As fachadas laterais apresentam nos cunhais anteriores vários silhares em espera; a lateral esquerda é rasgada por porta travessa de verga recta, sensivelmente a meio, e a oposta por janela em capialço, gradeada, a iluminar a zona do altar-mor. Fachada posterior cega e terminada em empena com acrotério no vértice. INTERIOR de espaço único, com as paredes caiadas de branco, pavimento em cimento e lajes de cantaria na zona do antigo altar-mor, e tecto de madeira, em masseira. No lado do Evangelho, o portal é encimado por fresta de arejamento. À parede testeira encostam-se duas maquinetas de madeira, envidraçadas, com imaginária.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, caiada; cimento nas juntas; molduras dos vãos, friso, cornija, cruz e pináculos em cantaria de granito; portas de madeira; pavimento de cimento e lajeado; tecto de madeira; maquinetas de madeira envidraçado; grades de ferro; cobertura de telha sobre travejamento de madeira.

Observações

Os habitantes do Couto designam-na por Capela de Tairiz enquanto que os de Calvão e Castelões por Capela de Pai Mogo.