Igreja paroquial de nave única, de três tramos definidos, exteriormente, por contrafortes de esbarro e, interiormente, por arcos diafragma apontados, com capela-mor mais estreita, flanqueada por sacristia e tendo, adossados, baptistério e campanário, com coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço de madeira, a da capela-mor em caixotões, iluminada por frestas e janelas em capialço, rasgadas na fachada lateral direita. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal de volta perfeita, com a modlura formada pelas aduelas, e por óculo circular, ladeada por campanário de dois registos, o superior com dupla sineira e acesso pela face posterior. Interior com coro-alto, baptistério e púlpito quadrangular, ambos no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, flanqueado por retábulos colaterais de talha dourada do estilo nacional, estilo que se repete no retábulo-mor. A fachada principal possui janela para um Passo da Via Sacra, assente e rematada por cornija, possuindo óculo a iluminar o coro-alto, rasgado em época posterior à construção primitiva, como o indicia o seu perfil, em capialço, o mesmo se aplicando à janela que ilumina a capela-mor. Possui baptistério adossado, constituindo capela, com acesso por vão de volta perfeita, onde se insere pia baptismal profusamente decorada com motivo axadrezxado, surgindo, no lado oposto, capela particular, funerária, com acesso por vão de silhares almofadados, que se repetem no arcossólio, que contém o túmulo, identificado por inscrição e pelas armas do defunto. Os arcos diafragma e o arco triunfal possuem pinturas murais, os primeiros de grotesco e o segundo com acantos sinuosos. No lado da Epístola, surge nicho maneirista, rematado por frontão interrompido. No conjunto, destaca-se a capela-mor, com cobertura de caixotões pintados com motivos hagiográficos e paredes laterais revestidas a talha, com painéis pintados; o retábulo-mor possui painéis pintados e sacrário em forma de templete, profusamente decorado, tendo, na porta, Cristo Redentor.
Planta retangular, composta por nave de três tramos, capela-mor, capelas laterais, anexo e sacristia e a torre campanário adossadas, de volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal, em cantaria aparente, de aparelho isódomo, rematadas em beiral. A fachada principal, voltada a O., remata em empena, com cruz latina no vértice, rasgada por portal em arco apontado com a moldura constituída pelas aduelas, assente em impostas salientes e encimado por óculo circular capialçado. No lado direito, amplo vão rectangular assente em cornija com moldura recortada e remate em friso e cornija decorada nos ângulos com dois castelos; encontra-se protegida por portada de duas folhas de madeira, para receber um passo da Via Sacra. Ao lado direito, adossa-se o campanário, de dois registos definidos por cornija, o primeiro cego e o segundo com dupla sineira em arcos de volta perfeita assentes em impostas salientes, rematada por frontão de lanços com pináculos nos ângulos e cruz latina ao centro, tendo acesso pela face posterior. Fachada lateral esquerda virada a N., marcada pelo corpo do baptistério, saliente e em empena, rasgado por uma fresta rectangular; a nave possui dois contrafortes de esbarro escalonado e, adossado à capela-mor, o corpo do anexo com uma janela e uma porta de verga recta, ambas com molduras de cantaria. Fachada lateral direita virada a S., com escadaria exterior em granito, de acesso ao campanário, com guarda e portão metálicos; a nave possui dois contrafortes semelhantes aos da fachada oposta e é rasgada por porta de verga recta e moldura simples em cantaria de granito; tem adossada a capela lateral, iluminada por fresta rectangular e a sacristia com porta de verga recta e pequena janela quadrangular, ambas com moldura de cantaria; na capela-mor, janela rectilínea em capialço. Fachada posterior em empena recta, cega, tendo, no corpo da sacristia, em meia empena, uma pequena fresta. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com os tramos definidos por arcos diafragma apontados e assentes em pilastras, ostentando pinturas murais de brutesco; pavimento em lajeado de granito, integrando algumas sepulturas, lateralmente encimado por estrados de madeira, e coberturas em três falsas abóbadas de berço abatido de madeira pintada de azul, assente em cornija do mesmo material. Coro-alto assente em quatro mísulas e duas colunas toscanas, assentes em plintos paralelepipédicos, integrando as pias de água benta, hemisféricas; tem guarda de madeira torneada e acesso por porta no lado da Epístola, a partir das escadas da sineira; o portal axial encontra-se protegido por guarda-vento de madeira envernizada. No lado do Evangelho, o baptistério com acesso por arco de volta perfeita assente em pilastras toscanas, pavimentado a lajeado de granito e contendo a pia baptismal, de cantaria, assente em pilar facetado, encimado por friso cordiforme e taça hemisférica com decoração em xadrez. No segundo tramo, arcossólio de volta perfeita e púlpito quadrangular assente em bacia de granito e mísula, com vestígios de policromia, com guarda de madeira torneada e pintada, surgindo, no terceiro, nicho concheado, encimado por cornija e volutas, tudo policromado. Porta travessa ladeada por pia de água benta bastante tosca, em granito. No segundo tramo, do lado da Epístola, rasga-se vão em arco de volta perfeita assente em pilastras, tudo com silhares almofadados, que acede à capela funerária de António Veloso do Amaral, abobadada, integra o túmulo epigrafado , inserido em arcossólio, também com silhares almofadados, e apresenta a pedra de armas do prelado, em relevo avivado por pintura, do lado esquerdo. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas, apresentando vestígios de pinturas murais, de acantos; é flanqueado por retábulos colaterais de talha dourada, dedicados ao Senhor dos Passos (Evangelho) e Nossa Senhora de Fátima (Epístola). A capela-mor, mais estreita do que a nave, apresenta cobertura de tecto em caixotões enquadrados por marcenaria dourada, pintados com grutescos e medalhões com os símbolos das litanias da Virgem e da Paixão. O paramento mural está revestido até meio de talha dourada e policromada onde se inscrevem telas pintadas com temas marianos, com a seguinte sequência narrativa: do lado do Evangelho, o Arcanjo Gabriel, Anunciação, Visitação, Adoração dos Pastores, Adoração dos Magos e Natividade; do lado da Epístola, a Apresentação do Menino no Templo, O Menino entre os Doutores, Pentecostes, Passamento da Virgem e Assunção da Virgem. Na parede testeira, retábulo-mor em talha dourada, de planta recta e três eixos definidos por quatro colunas torsas, ornadas por pâmpanos, e por duas pilastras com os fustes decorados por acantos, assentes em plintos paralelepipédicos, ornados por motivos fitomórficos, que se prolongam em arquivoltas unidas no sentido do raio, formando o ático; ao centro, tribuna em arco de volta perfeita, com cobertura de caixotões, comportando trono de dois degraus, na base do qual se encontra o sacrário, em forma de templete, com colunas torsas e a imagem de Cristo redentor na porta; os eixos laterais formam apainelados de volta perfeita com moldura fitomórfica, contendo telas pintadas a representar "Fuga para o Egipto" e Nossa Senhora da Conceição; altar paralelepipédico, flanqueado por poas de volta perfeita, pintadas, de acesso à tribuna. À entrada da capela-mor, abrem-se, dos dois lados, as portas de acesso ao anexo e sacristia, ambos de planta rectangular com coberturas em forro de madeira. Na sacristia, arcaz e lavabo de cantaria, inserido em nicho de volta perfeita.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito, rebocada; fachada principal, campanário, pavimento, colunas, pias de água benta, pia baptismal, modinaturas, nicho em cantaria de granito; portas, coberturas, pavimentos, caixilharias e retábulos de madeira; coberturas exteriores em telha de canudo; janela N. com vidro simples; guarda da sineira e portão em ferro fundido; quadro eléctrico em chapa de ferro zincor
Observações