Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa Seixas

Casa Seixas

O ponto de interesse Casa Seixas encontra-se localizado na freguesia de Pinhel no municipio de Pinhel e no distrito de Guarda.

Casa abastada seiscentista, com fachada principal onde se destaca a marcação modular dos vãos das portas e das oito janelas de sacada, o seu emolduramento liso, o remate da empena horizontal e o enquadramento pelas pilastras angulares, que concorrem para a definição da volumetria horizontalizante com ritmos definidos pelos módulos dos vãos. A inclusão da pedra de armas barroca ao centro do paramento murário, sobre o eixo da porta principal, divide simetricamente esta sequência e introduz a marca de nobilitação da família e do seu solar.

Planta rectangular irregular, massa simples de 2 pisos, cobertura homogénea, em telhado de duas águas. A fachada principal, orientada a SE., mostra um pano único e dois registos. O piso térreo, com embasamento alto em cantaria de granito, é rasgado por seis portas de lintéis rectos, com molduras lisas de granito, uma delas entaipada a meio e transformada em janela e outra modernizada com porta de alumínio anodizado; a porta principal, ao centro do corpo da fachada, é enquadrada por pilastras lisas com capitéis recortados, com lintel recto prolongando-se lateralmente em linha. O segundo registo, correspondente ao andar nobre, apresenta uma sequência horizontal de dois grupos de quatro janelas de sacada separados pela pedra de armas barroca com os escudos dos Falcões (1º quartel), dos Herédias (2º quartel), dos Menas (3º quartel) e dos Figueiredos (4º quartel) e o timbre dos Falcões, colocada no eixo da porta principal. As janelas são de lintel recto, com molduras lisas em granito, todas com varandas em ferro forjado; as duas primeiras, do lado Ocidental, apresentam uma consola horizontal, lisa, sob o balcão. A fachada é enquadrada por duas pilastras de capitéis recortados nos cunhais e colocadas sobre embasamento, e coroada em empena recta com cornija, composta por faixa de dois recortes aposta sobre os lintéis das janelas, faixa lisa e modenatura saliente no remate. A fachada lateral a O., continua o volume horizontal da fachada nobre, com dois andares: o andar térreo possui quatro portas de lintel recto (uma delas entaipada modernamente e transformada em janela) e o andar superior quatro janelas de guilhotina, a primeira das quais com molduras lisas em granito. A empena lateral também é recta, continuando a cornija até um módulo após a ombreira da janela emoldurada. No canto desta fachada, o cunhal apresenta entrecorte parcial. A fachada traseira, orientada a NO. possui duas frestas no andar térreo e duas janelas no andar superior; continua depois com pano de muro cego até ao limite da Casa, fechando o pequeno logradouro com balcão, com acesso através de porta com lintel recto, embebida no paramento.

Materiais

Granito; alvenaria rebocada e caiada; cantaria de granito; telha de canudo.

Observações