Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião

O ponto de interesse Igreja de São Sebastião encontra-se localizado na freguesia de Alto do Palurdo no municipio de Pinhel e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, quinhentista. Igreja paroquial com reedificação setecentista, de características chãs. Apresenta planta longitudinal composta por nave única e capela-mor mais estreita, com sacristia e sala anexa integradas em reconstrução posterior. A fachada principal tem um andar e pano únicos, empena triangular, portal de entrada de arco ligeiramente apontado, e é ladeada por torre sineira de dois andares. As fachadas laterais, rebocadas e caiadas, apresentam vãos de ombreiras e lintéis rectos em granito, excepto a parede testeira da capela mor que é cega. O interior é de nave única, pavimentada com lajes de granito e com cobertura em masseira, separada da capela-mor por arco quebrado quinhentista assente sobre impostas em ressalto.

Igreja de planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor mais estreita, com sacristia e sala anexa adossadas. Volumes articulados, sendo o da sacristia e sala anexa mais baixo que o volume da nave com correspondente cobertura diferenciada, em telhado de duas águas sobre o corpo da igreja e telhado de água única sobre o corpo da sacristia. A fachada principal, orientada a SO., apresenta andar e pano únicos. Ao centro, rasga-se o portal de arco ligeiramente apontado assente sobre impostas em ressalto. A fachada, rematada por empena triangular com cornija e coroada por pináculos nos ângulos, é ladeada por torre campanário. A torre tem dois andares, o primeiro é cego e o segundo é aberto com sineiras geminadas em arco de volta perfeita rematado com platibanda de cornijas salientes e coroada por dois pináculos triangulares e, ao centro, por cruz sobre base quadrada. A fachada lateral esquerda, virada a SE., apresenta três corpos: o corpo constituído pela escada de acesso à torre sineira, um segundo corpo, mais recuado, onde se abre a porta lateral de acesso à nave, de ombreiras e lintel lisos, e um terceiro corpo avançado constituído pela sacristia e sala anexa com porta de entrada voltada a SO., três janelas geminadas voltadas a SE. e segunda porta de acesso voltada a NE., todos vãos de ombreiras lisas e lintéis rectos em granito. As fachadas correspondentes ao volume da capela-mor são rasgadas por duas janelas rectangulares, ambas de ombreiras lisas e lintéis rectos em granito, uma a SE. e a outra a NO., enquanto a parede testesteira é cega. A fachada lateral da nave da igreja, orientada a NO. apresenta um só pano com duas janelas de tipologia semelhante às anteriores. O INTERIOR é de nave única pavimentada com lajes de granito e cobertura em forro de madeira colocado em forma de masseira, separada da capela-mor por arco quebrado assente sobre impostas ressaltadas e ornamentadas. O arco triunfal é ladeado por altares laterais. A capela-mor, mais estreita, é coberta por forro idêntico ao da nave. Apresenta a parede testeira cega, recebendo iluminação de duas janelas abertas, uma do lado do Evangelho e a outra do lado da Epístola. Neste, abre-se a porta de acesso à sacristia.

Materiais

Cantaria de granito; alvenaria rebocada e caiada; chão em lajes de granito; cobertura em telha de canudo; forro de madeira; sanca azulejar a revestir a capela-mor

Observações