Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Monumento a Martins Sarmento

Monumento a Martins Sarmento

O ponto de interesse Monumento a Martins Sarmento encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Oliveira no municipio de Guimarães e no distrito de Braga.

Arquitectura comemorativa, Art Déco. Monumento integrado em pano murário composto por um conjunto de plintos paralelepipédicos, escalonados que se desenvolvem segundo um eixo de simetria, de forma a enquadrar o plinto central mais elevado que sustenta o busto do homenageado. Linguagem de influência art déco, visível no rigor dos planos geométricos e no ritmo linear dos blocos rectilíneos em granito.

Monumento integrado em pano murário, quebrado por quatro plintos paralelepipédicos escalonados que enquadram um central de maior dimensão que suporta o busto, desenvolvendo-se segundo um eixo de simetria. O conjunto está voltado a S. e articula-se com a ampla plataforma de planta rectangular e as duas escadarias confrontantes que ladeiam o monumento. A face frontal, voltada a S., do pano murário, possui no lado esquerdo, a inscrição "CITANIA", e no lado direito "SABROSO"; enquanto que os blocos rectos apresentam decoração relevada com simbologia castreja e o bloco central, de maior dimensão, acresce uma inscrição, sendo encimado por busto, em bronze, de Martins Sarmento.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito; busto em bronze.

Observações

Francisco Martins Sarmento, foi uma personalidade singular da cultura vimaranense, formou-se em Direito, mas dedicou a sua vida ao estudo da arqueologia. Explorou intensa e metodicamente a Citânia de Briteiros e de Sabroso. No museu da Sociedade Martins Sarmento (v. PT010308600130), em Guimarães, conserva-se uma grande parte dos objectos arqueológicos por si encontrados. Cultivou ainda a poesia e colaborou em revistas e jornais científicos. Entre as suas obras contam-se: Os Argonautas; Ora Marítima; Lusitanos, Lígures e Celtas.