Portal de Cidadania

Castelo de Alcantarilha

Castelo de Alcantarilha

O ponto de interesse Castelo de Alcantarilha encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Alcantarilha e Pêra no municipio de Silves e no distrito de Faro.

Arquitectura militar, medieval, moderna. Pano de muralha curvo com c. de 12 m de cumprimento e 4.5m de altura, caracterizado por duas portas, uma em cantaria de verga curva com soco, e portão em ferro.

Pano de muralha com c. de 12 m de comprimento e 4.5m de altura caracterizado por cunhal em calcário a SE., disposto em isódomo; porta simples a SE. da principal de cantaria de verga curva com portão em ferro; pequena janela quadrangular a NO. a c. de 4m de altura; adossado a NO. a pátio de edifício de habitação de dois pisos e a SE. a mercado local com cunhais de alvenaria pintados de amarelo e rematado em beirado e telhado de duas águas.

Materiais

Pedra calcária e argila, ferro no gradeamento do portal principal.

Observações