Portal de Cidadania

Necrópole do Cerro do Castelo

Necrópole do Cerro do Castelo

O ponto de interesse Necrópole do Cerro do Castelo encontra-se localizado na freguesia de São Bartolomeu de Messines no municipio de Silves e no distrito de Faro.

Necrópole construída na Alta Idade Média, formada por quatro sepulturas escavadas em três afloramentos rochosos, de planta sub-trapezoidal, mais larga na zona da cabeceira e ombros, e orientadas predominantemente de norte para sul, com inflexão ligeira para poente, duas delas tendo moldura rebaixada para encaixe de tampa monolítica, e outras duas surgindo dispostas paralelamente. As dimensões das sepulturas permitiam depositar corpos com estaturas iguais ou superiores a 1,70m, correspondendo, assim, a indivíduos adultos.

Necrópole composta por quatro sepulturas escavadas na rocha organizadas em três afloramentos, de arenito vermelho de Silves. A primeira sepultura, que se encontra fraturado em três pedaços, possui planta sub-trapezoidal, mais larga na zona da cabeceira e ombros, com cerca de 1,86m de comprimento, por 0,41 m de largura máxima e 0,41 de profundidade, e tem moldura rebaixada para encaixe de tampa monolítica. A poucos metros para poente desta, encontram-se duas outras sepulturas paralelas, abertas no mesmo afloramento, também de planta sub-trapezoidal, mais larga na zona da cabeceira e ombros, e com rebordo para encaixe de tampa. A primeira mede 1,76m de comprimento por 0,50m de largura máxima e 0,50m de profundidade, e a outra 1,82m de comprimento por 0,47m de largura máxima e 0,44m de profundidade. A norte implanta-se uma outra sepultura, mais mutilada pela ação do arvoredo que floresceu junto à mesma, igualmente com planta sub-trapezoidal, tendo 1,71m de comprimento por 0,46m de largura máxima e 0,30m de profundidade, com rebordo para encaixe da tampa. Todas as sepulturas apresentam orientação predominante de norte para sul, com inflexão ligeira para poente.

Materiais

Estrutura em arenito vermelho de Silves.

Observações