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Igreja do Divino Salvador

Igreja do Divino Salvador

O ponto de interesse Igreja do Divino Salvador encontra-se localizado na freguesia de Joane no municipio de Vila Nova de Famalicão e no distrito de Braga.

Arquitectura religiosa românica, maneirista e barroca. A igreja primitiva românica possuía alpendre, nave única e capela-mor, tendo sido posteriormente no séc. 17 acrescentada uma outra nave da Confraria do Senhor ou do Santíssimo Sacramento, tornando-se uma igreja de duas naves, separadas por arcada plena. Teria sido durante esta profunda remodelação que se modificaram os vãos, o coro-alto, prolongando-se e colocando balaustrada de bolacha, foram colocados azulejos de padrão e foi executado o retábulo do Santíssimo Sacramento. Ao longo do séc. 18 ter-se-iam feito novas alterações decorativas, nomeadamente ao nível dos retábulos, colocando-se o retábulo-mor, de estilo barroco nacional, e ao nível do baptistério, com painéis figurativos rococós. No final deste século foi ainda acrescentado o corpo da torre sineira. As alterações da igreja românica levou a que fosse acrescentada uma nova nave com capela paralela à capela-mor, para uma confraria, levando a uma situação insólita de igreja com duas naves, dois portais axiais, dois coros e duas capelas de topo, sendo apenas a original considerada a capela-mor. A capela-mor possuía na parede testeira pintura mural quinhentista, oculta pelo retábulo do séc. 18.

Demolido *2. Apenas resta a torre sineira.

Materiais

Observações

*1 - DOF: Pinturas a fresco da Igreja de Joane; *2 - a igreja possuía a seguinte DESCRIÇÃO: Planta rectangular, com duas naves, capela-mor adossada do lado do Evangelho e Capela do Santíssimo Sacramento paralela, do lado da Epístola, e torre sineira quadrangular adossada lateralmente a S., no seguimento da fachada principal. Volumes articulados de dominante horizontal quebrada pelo verticalismo da torre sineira. Coberturas em telhado de duas águas e cúpula bolbosa na torre. Fachadas em alvenaria de granito, com caiação nas laterais e posterior. Fachada principal orientada, denotando-se no aparelho a separação das naves, a original, do lado do Evangelho, mais larga. Remate único em empena com cornija, nos extremos com estatuária de vulto e no vértice cruz latina simples. Pano da nave do lado do Evangelho com portal em arco pleno encimado por janela em arco abatido. Entre estes denota-se no aparelho a marcação de uma empena, possivelmente de um alpendre que estaria adossado. Pano da nave do lado da Epístola com portal de verga recta encimado por entablamento e janela idêntica à do lado oposto. Torre sineira de três registos separados por cornija, com cunhais apilastrados. Fachada O., possuindo no primeiro registo portal em arco abatido encimado por janela idêntica às da fachada principal. Segundo registo mais estreito com relógio, também voltado a O.. Último registo com ventanas em arco pleno, possuindo remate em cornija com pináculos sobre os cunhais. Fachada lateral N. com dois panos, o da esquerda, destacado. Remates em cornija sobre cachorrada. Vãos de verga recta, abertos irregularmente, com três portas, uma no pano da nave e restantes no outro pano, tendo uma das portas o acesso por escada. Fachada lateral oposta rasgada por janelas em capialço, e duas portas na nave, uma delas com tímpano gravado com cruz pátea e inscrição. Fachada posterior com duas janelas de capialço sobrepostas. INTERIOR com naves separadas por arcaria plena, cobertas por abóbadas de berço, a do Evangelho em madeira pintada, e a da Epístola em estuque com decoração floral. Pavimento em soalho. Coro-alto de madeira, separado pela parede que divide as naves, com guarda em balaustrada de bolacha. Subcoro , também separado pela mesma parede com baptistério a ladear a porta da nave do Epístola. Apresenta silhar de azulejos figurativos com cena da Natividade e do Baptismo. Paredes das naves com púlpitos confrontantes com guardas plenas de talha policroma e retábulos também em talha policroma. Arco triunfal pleno. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço de madeira pintada. Paredes revestidas com azulejos de padrão seiscentistas. Retábulo-mor de talha policroma com planta convexa, três eixos, o central com tribuna e os laterais com peanhas para imaginária ladeados por colunas pseudosalomónicas que se prolongam em arquivoltas. Todo retábulo é envolvido por esculturas de anjos segurando drapeados. Ocultos pelo retábulo encontram-se PINTURAS MURAIS, compostas por painéis rectangulares com representação de São Tiago, a Virgem com o Menino e no centro, anjos a segurar coroa, sob nicho. A parede lateral abre-se através de grande arco para a capela paralela do Santíssimo Sacramento, também com abóbada de berço, mas em estuque, com a testeira preenchida por retábulo em talha policroma. Possui as paredes igualmente revestidas com azulejos de padrão seiscentistas e um painel figurativo com cena do Calvário; *3 - a igreja possuía as seguintes INSCRIÇÕES: Inscrição comemorativa de 30 de (?) de 1272 gravada em lintel; encontra-se na Residência Paroquial de Joane; granito; sem moldura com cruz pátea lateralmente; leitura: Era Mª CCCª Xª XXXº AN(dados) EANES ABbAS DE IO(anne) M FECIT MENS (e); Inscrição comemorativa de 1273 gravada em silhar em posição invertida; desaparecida; granito; leitura: E(ra) M CCC XI VIIII; Inscrição comemorativa de 1273 gravada em tímpano, com cruz pátea, que em 1978 servia de lintel à porta travessa, da fachada lateral S.; desaparecida; granito; leitura: Era Mª CCCª I(o)H(a)NneS P(resbiter?) IULIANUS FECIT ECC(lesie); Inscrição funeráriade João ... do séc. 13 gravada em silhar; encontra-se na Residência Paroquial de Joane; granito; leitura: OB(iit) I(o)H(ann) DO P; Inscrição funerária do abade ... de 1333 gravada em silhar; encontra-se no Museu Pio XII, em Braga, SL N.º 51; granito; leitura: Era M CCCª L XX Iª REQ(u)IESCAT S AB(b)AS DE JOANE FE(cit); *4 - nas Memórias Paroquiais de 1758 refere-se ainda "...há cinco altares que são: a capela-mor, onde está a imagem do Salvador; outro é o do Santíssimo Sacramento; e nesta nave, abaixo do arco da capela do Senhor, da banda da Epístola, está o altar de Santo António, e tem este sua irmandade, que tem quatro jubileus no decurso do ano; na outra nave, que é dos fregueses, no lado da parte do Evangelho, abaixo do arco da capela-mor, está o altar de Nossa Senhora do Rosário, que também tem irmandade e confrades da mesma Senhora e tem muitas indulgências; abaixo deste altar está outro, da mesma parte, que é o do Nome de Deus, onde também está uma grande imagem do Senhor Crucificado com o título da Agonia. As duas naves desta igreja se dividem em arcos, que tem pelo meio, entre os corpos de cada uma e das capelas que ambas têm, e dada uma das ditas naves têm o seu coro...".