Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa Francisco Costa

Casa Francisco Costa

O ponto de interesse Casa Francisco Costa encontra-se localizado na freguesia de Azurém no municipio de Guimarães e no distrito de Braga.

Casa unifamiliar do séc. 20 da grande burguesia industrial dos anos da República (1910-1926), de planta retangular irregular formada por vários corpos e evoluindo em três pisos. Integra-se na tipologia doutros projetos de moradias do arquiteto Marques da Silva na região norte de país, como Santo Tirso, Viana do Castelo e outros, refletindo o gosto burguês da época, simultaneamente tradicional (fruto da sua formação na École Nationale des Beaux Arts, em Paris) e racional, e que se traduziu em projetos funcionais e adaptados à vida moderna. De um modo geral, a casa está mobilada no estilo art déco e algumas dependências conservam os móveis originais, feitos expressamente para os espaços onde se encontram, como é o caso da suite e da sala de jantar.

Planta retangular irregular, formada por vários corpos articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de três e quatro águas. Fachadas de três pisos, rebocadas e pintadas de rosa, terminadas em aba corrida de madeira. INTERIOR: no piso térreo existem três salas de diferentes dimensões, um espaço de arrumos e um quarto de banho; no segundo piso, fica a cozinha, a copa, uma suite (quarto de dormir e quarto de vestir), a sala de jantar e a sala de visitas; no terceiro piso situam-se uma sala de trabalho, um escritório, dois quartos de banho e três quartos.

Materiais

Paredes de alvenaria de granito rebocadas e pintadas; molduras dos vãos e outros elementos em cantaria de granito; caixilharias e portas em madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO. *1 - A denominação da quinta, provavelmente, provém do sítio onde foi construída, conforme se depreende pelo inquérito paroquial de 1842, S. Pedro de Azurém, Guimarães - Inquérito paroquial de 1842, in Revista de Guimarães, n.º 108, 1998, pp. 105-115: "O sítio e suas casas fazem inclinar para qualquer das etimologias. As veigas etimologia da localidade. Pedroso e Pedreira idem por serem lugares pedregulhosos. Espinhoso por ser talvez algum sítio, que passasse a ser o principal da quinta, talvez lhe desse o nome de Espinhosa. Duas próximas em oposição a esta se chamam as Amorosas".