Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Chafariz da Travessa do Patrocínio

Chafariz da Travessa do Patrocínio

O ponto de interesse Chafariz da Travessa do Patrocínio encontra-se localizado na freguesia de Estrela no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura infraestrutural, revivalista neobarroca. Chafariz urbano, implantado num pequeno largo, do tipo centralizado, composto por tanque circular, de perfil côncavo e boleado, no centro do qual surge um plinto paralelepipédico, encimado por grupo escultórico e taça aberta, de onde evolui um repuxo.

Chafariz em cantaria de calcário lioz e ferro, de planta centralizada, composta por tanque circular de perfil côncavo e bordo boleado. No interior, pedestal paralelepipédico, também cilíndrico, de onde evolui coluna em ferro, composta por base ornada por palmetas, triglifos salientes, sobre o qual surge estrutura pintada, a imitar pedra, compondo um elemento de sustentação preenchido com elementos marinhos, como conchas, algas e um golfinho; sobre este, surgem meninos nus, um sentado sobre o golfinho, tocando um instrumento de sopro, e dois de pé, os três pintados a imitar cantaria, a sustentar a taça, de planta contracurvada e interior concheado, com o extradorso ornado por painéis ovalado, que se interrompem, inferiormente, em volutas, contendo motivo floral, possuindo, na zona inferior, um friso em forma de coração. No centro da taça, um elemento vegetalista faz o efeito de repuxo.

Materiais

Tanque e plinto em cantaria de calcário lioz; grupo escultórico e taça em ferro.

Observações

*1 - Por decreto do Ministério da Cultura (dec. nº 5/2002 de 19 de Fevereiro) foi alterado o Decreto de 16 de Junho de 1910, publicado em 23 de Junho de 1910 que designava o imóvel como "Aqueduto das Águas Livres, compreendendo a Mãe de Água", passando a ter a seguinte redacção: "Aqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados, nas freguesias de Caneças, Almargem do Bispo, Casal de Cambra, Belas, Agualva-Cacém, Queluz, no concelho de Sintra, São Brás, Mina, Brandoa, Falagueira, Reboleira, Venda Nova, Damaia, Buraca, Carnaxide, Benfica, São Domingos de Benfica, Campolide, São Sebastião da Pedreira, Santo Condestável, Prazeres, Santa Isabel, Lapa, Santos-o-Velho, São Mamede, Mercês, Santa Catarina, Encarnação e Pena, municípios de Odivelas, Sintra, Amadora, Oeiras e Lisboa, distrito de Lisboa".