Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa no Largo do Paço, n.º 17

Casa no Largo do Paço, n.º 17

O ponto de interesse Casa no Largo do Paço, n.º 17 encontra-se localizado na freguesia de Lumiar no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Casa pombalina e rocócó, de planta rectangular simples, com mansarda alteada, tipicamente pombalina, com as fachadas rasgadas por vãos dispostos deforma simétrica, o piso nobre marcado por uma janela de sacada. Numa das fachada, surge um registo de azulejo, hagiográfico rococó pelo tipo de policromia e pelos ornamentos profusos da cercadura com largos enrolamentos sobre os quais se adossam elementos concheados, arquitectónicos, vegetalistas e florais, com a representação da Virgem com o Menino Coroado, solução muito comum na zona do Lumiar.

Planta rectangular simples, de volume paralelepipédico simples, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, assente em beirada simples, que corta a cobertura, permitindo o seu alteamento e a criação de águas-furtadas. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, rematadas em beirada dupla, rasgada por vãos rectilíneos, com molduras simples, em cantaria, protegidos por caixilharias de alumínio lacado de branco e verde, com vidro simples, as do piso inferior com portadas do mesmo material. Fachada principal virada a SE., rasgada, no primeiro piso, por porta, flanqueada por duas janelas de peitoril, surgindo, no piso superior, janela de sacada, com bacia de cantaria e protegida por guarda vazada em metal, formando motivos geométricos, flanqueada por duas janelas de peitoril. Nas águas-furtadas, surge uma sacada em cantaria, com guarda metálica, para onde abre janela rectilínea. Fachada lateral esquerda virada a SO., com porta no lado direito, protegida por porta de uma folha de madeira pintada de verde, com postigo, surgindo, no lado oposto, janela de peitoril. No segundo piso, duas janelas de peitoril, entre as quais surge painel de azulejo recortado, figurativo, com cena em monocromia, azul sobre fundo branco, com moldura policroma a manganês, ocres e verdes. De composição verticalizante, tendo 11x5 azulejos insere-se em cercadura simétrica que se desenvolve em largos enrolamentos sobre os quais se adossam elementos concheados, flores, ramos e folhagens, rematando o conjunto em cornija e numa cruz latina com resplendor. A centro, representa a Virgem, com manto dobrado, tendo o Menino, nu, coroado e apresentando a mão direita erguida em gesto de benção, assente no braço esquerdo; ambos surgem sobre glória de quatro querubins.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; modinaturas e bacia da sacada em cantaria de calcário; guarda sacada em metal; janelas protegidas por alumínio lacado, com vidro simples, e porta em madeira; azulejos industriais; cobertura em telha.

Observações