Portal de Cidadania

Quinta do Casal Condado

Quinta do Casal Condado

O ponto de interesse Quinta do Casal Condado encontra-se localizado na freguesia de Facha no municipio de Ponte de Lima e no distrito de Viana do Castelo.

Quinta de Recreio de caracrterização estilística modernista contendo elementos arquitectónicos com valor histórico. A quinta do casal do condado foi sujeita a uma recuperação invulgar na zona constituíndo um importante pólo turístico pela conjugação da de características tradicionais e modernas que apresenta.

Propriedade murada a toda a volta excepto a E. em que é limitada por uma ribeira. Constituída por casa, jardim, matas, pomar, olival, piscina e campo de ténis. A casa situa-se junto ao muro que limita a quinta a O.. O principal acesso é feito por portão moderno para um terreiro que antecede a fachada principal, onde se insere um tanque de pedra rectangular com cerca de 70 cm de altura e onde crescem plantas aquáticas. Ao lado direito da entrada fica a capela, independente da casa, à qual se segue um outro portão também recente. Ao lado esquerdo, a cota inferior situam-se as antigas casas de caseiros, adaptadas ao turismo. Envolvendo o terreiro, as casas e a capela desenvolve-se o jardim de relvado com predomínio de herbáceas aromáticas e oliveiras. Na área fronteira às casas de turismo, já perto do muro que limita a quinta, permanecem ruínas de uma casa de apoio e de uma pequena torre no cimo de um morro. Para E. localizam-se as piscinas quente e fria e o parque infantil em desenho moderno. Junto à fachada posterior da casa o jardim é limitado por latada de vinha, centrado por tanque semelhante ao do terreiro e constitui uma plataforma sustentada por muro de suporte. Entre o jardim e as piscinas existem dois patamares também com muros de suporte ladeados por latada e ligados por escadarias que fazem a ligação ao olival. A S. das piscinas estende-se o souto até à ribeira, inserindo-se o campo de ténis no alinhamento dos castanheiros. A N. do campo de ténis, numa área de mata mista, existe uma nascente de água que é recolhida num tanque por duas bicas de pedra encaixado no terreno e ladeado por escadaria. Forma-se aqui um pequeno ribeiro que vai desaguar na ribeira que limita a quinta e junto à qual se encontra uma nora e um lavadouro em pedra.

Materiais

Material Vegetal: castanheiro (Castanea sativa), oliveira (Olea europaea var. europaea), carvalho (Quercus roble).

Observações

EM ESTUDO