Igreja paroquial com edificação medieval, tendo a sua ampliação, levada a cabo nos primeiros anos de Seiscentos, resultado do desmantelamento de parte do castelo. Segue o esquema quinhentista aplicado pelo programa nacional de construção de igrejas paroquiais pelas Ordens Militares administradas diretamente pela Coroa, neste caso específico a Ordem de Cristo, apesar da sua construção mais tardia, mantendo a capela-mor gótica. É de três naves, com cinco tramos, a altura idêntica, definidos por arcadas assentes em elegantes colunas com capitéis jónicos, sendo a estrutura bem visível na fachada principal, tripartida, iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais, em capialço. Tem coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de madeira nas naves, e em abóbada estrelada na capela-mor, escorada por contrafortes nos ângulos exteriores. Fachada principal rematada em empena, tripartida, com o eixo central rasgado por portal rematado por frontão interrompido pelo janelão do coro, formando uma falsa tabela. Interior com coro-alto, assente em colunas que integram pias de água benta, e púlpito adossado a uma das colunas na nave. Tem capela lateral profunda, particular com retábulo de talha maneirista. Retábulo-mor de talha dourada, do estilo barroco nacional.
Planta poligonal irregular, composta por corpo de três naves, capela-mor mais estreita, capela lateral, sacristia e anexo adossados ao lado direito, de disposição horizontal e de volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma (anexo) e duas águas na nave que se prolonga em aba corrida sobre a sacristia, três sobre o anexo da capela-mor e a quatro águas na capela-mor, todas rematadas em beiradas simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, a principal com soco de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, os da principal, firmados por pináculos, exceto o corpo da capela-mor, em cantaria de granito aparente, com aparelho isódomo e contrafortes nos ângulos. Fachada principal voltada a ocidente rematada em empena com cruz latina no vértice, tripartida, sendo a divisão dos panos feita por pilares de capitéis jónicos, firmados por pináculos, que se interrompem sustentando cornija, que envolve o janelão, rematada por enrolamentos e cruz, e são continuados por pilastras até à zona do remate, dando origem a um falso frontão central. É rasgada por portal de volta perfeita com moldura em cantaria, flanqueado por colunas de fustes lisos e capitéis jónicos, assentes em plintos paralelepipédicos, que sustentam o remate em entablamento e frontão interrompido pela janela retilínea, com orelhas formadas por enrolamentos. A fachada lateral esquerda tem, no corpo da nave, porta travessa de verga reta, encimada por nicho retilíneo, com abóbada de concha, contendo a imagem de Nossa Senhora da Conceição, e quatro janelas em capialço, três na nave e uma na capela-mor. Fachada lateral direita marcada, no corpo da nave, pelas escadas em balcão, de acesso ao coro alto, por porta em arco abatido, sendo rasgada por duas janelas em capialço. O corpo do anexo é marcado por dois panos divididos por pilastra, o do lado direito cego, a marcar a capela lateral, sendo o do lado esquerdo rasgado por duas janelas e uma porta na face virada a ocidente. Fachada posterior em empena reta, marcada pelo corpo adossado, rasgado por duas ordens de janelas gradeadas, a inferior jacente, tendo, no lado esquerdo, um corpo mais baixo e com porta de verga reta. INTERIOR de três naves, a central ligeiramente mais elevada, dividida em cinco tramos por arcos formeiros de volta perfeita e sustentados por colunas cilíndricas e de capitéis jónicos; a nave tem paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambris salientes, com coberturas em falsas abóbadas de berço, reforçadas por tirantes e pintadas de castanho, tendo pavimento em soalho, exceto no sub-coro e corredor central, em lajeado e com taburnos. As portas travessas estão encimadas por pequenas sanefas de talha, a da Epístola transformada em acesso ao anexo. O coro-alto estende-se pelas três naves, na central de perfil convexo, assente em duas colunas toscanas, integrando pias de água benta concheadas; guarda balaustrada e acesso por porta a partir do exterior. Portal axial protegido por guarda-vento de madeira almofadada. Confrontantes, surgem dois púlpitos adossados às colunas da nave, com acesso por escadas de cantaria, ambos de planta retangular, assentes em colunas do tipo balaústre; tem guarda plena, de talha pintada de branco e dourada, formando apainelados com decoração vegetalista e alusiva ao orago. No lado do Evangelho, capela retabular colateral dedicada às Almas, tendo, fronteira, capela profunda, adossada, dedicada a São Jacinto. Arco triunfal de volta perfeita assente em colunas toscanas e pedra de fecho saliente, ladeado por duas capelas retabulares colaterais, dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e a Nossa Senhora de Fátima (Epístola). Junto ao arco e sobre supedâneo de dois degraus, a mesa de altar. Capela-mor com as paredes em alvenaria de granito aparente, tendo cobertura em abóbada de nervuras estrelada; pavimento em lajeado. Sobre supedâneo de cinco degraus e na parede testeira, o retábulo-mor, de talha dourada e corpo reto, com um eixo definido por quatro colunas torsas, ornadas por pâmpanos, e por duas pilastras com os fustes ornados por acantos, assentes em plintos paralelepipédicos; as colunas e pilastras prolongam-se em três arquivoltas, as interiores torsas e unidas por aduelas no sentido do raio, a central mais elaborada e com escudo ostentando a Cruz de Cristo. Ao centro, tribuna de volta perfeita, assente em pilastras, tendo o interior em abóbada e decorado por apainelados de acantos, contendo trono expositivo. Altar formado por sotobanco em cantaria, com duas portas de acesso à tribuna. Ao centro, sacrário embutido, envolvido por acantos. No lado da Epístola, tribuna de madeira.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada, exceto na capela-mor, em cantaria de granito aparente; modinaturas, pináculos, cunhais, cornijas, frisos, contrafortes, base do púlpito, colunas, pias de água benta, pavimento, cobertura da capela-mor em cantaria de granito; coro-alto, coberturas, pavimento da nave, guarda do coro-alto, guarda-vento e confessionários de madeira; retábulos, guardas do púlpito em talha pintada e dourada; coberturas exteriores em telha cerâmica.
Observações