Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela Românica de São Pedro de Vir-à-Corça

Capela Românica de São Pedro de Vir-à-Corça

O ponto de interesse Capela Românica de São Pedro de Vir-à-Corça encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha no municipio de Idanha-a-Nova e no distrito de Castelo Branco.

Capela românica, de planta retangular composta por nave, capela-mor e dois absidíolos. Portal principal em arco pleno sem tímpano e encimado por rosácea; portais laterais em arco pleno com tímpano liso; frestas em arco pleno. Cachorrada lisa. Interior de 3 naves separadas por colunas de capitel jónico. Arco triunfal de 2 arquivoltas em arco pleno e arco apontando. Absidíolos com arcos plenos. Cobertura em madeira, única nas naves e diferenciada na abside. Motivos decorativos: quadrifólio, arcos trilobados, meias esferas, sulcos paralelos, denteado.

Planta longitudinal composta por 2 rectângulos, encontrando-se o rectângulo menor inscrito no maior, do que resulta uma abside com capela-mor e 2 absidíolos. Disposição horizontalista das massas. Cobertura diferenciada a 2 águas. Fachada principal voltada a O., portal em arco pleno com 2 arquivoltas e impostas salientes decoradas por motivos geométricos, entre os quais meias esferas e sulcos paralelos. Num 2º nível uma linha de 3 mísulas cúbicas. Segue-se rosácea com moldura decorada por motivos geométricos, com quadrifólio central e 8 arcos trilobados radiais e remate em empena com cornija. Alçado N. possui portal em arco pleno com a arquivolta exterior decorada por sulcos paralelos e por denteado insculpido; apresenta tímpano liso e impostas decoradas por sulcos paralelos; cornija e cachorrada decorada com motivos geométricos e zoomórficos. Alçado S.: embasamento escalonado na abside; portal em arco pleno com tímpano liso e umbrais curvos decorados por sulcos, circundado por linha de mísulas cúbicas; muro perpendicular à porta; cornija e cachorrada lisa. Alçado E.: fresta em arco pleno na capela-mor, nos absidíolos e na empena da nave central; empena angular com cornija. Interior: 3 naves separadas por 2 colunas de cada lado; as colunas assentam em plintos altos, apresentam fuste liso e capitel jónico; iluminação por rosácea O. e fresta E.; púlpito adossado ao muro S. com balcão poligonal em cantaria. Arco triunfal de 2 arquivoltas, sendo a interna em arco pleno e a externa em arco apontando. Acesso aos absidíolos através de arcos plenos, que se relacionam com o arco triunfal através das impostas contínuas decoradas por meias esferas. Capela-mor e absidíolos não intercomunicantes e iluminados por fresta E.. Pavimento lajeado e afloramento rochoso. Cobertura em madeira, única nas naves e diferenciada na abside.

Materiais

Granito; cantaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente; madeira; telha de aba e canudo.

Observações

*1 - segundo tradição local, o nome da Capela prende-se com o facto do eremita Santo Amador, que a habitava, ter recolhido 1 criança, que era amamentada por 1 corça 4 vezes por dia.