Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Assunção encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Recardães e Espinhel no municipio de Águeda e no distrito de Aveiro.

Arquitectura religiosa, maneirista e novecentista. Igreja paroquial de planta longitudinal com três naves, capela-mor mais baixa e mais estreita, torre sineira, capelas colaterais, anexo adossado à fachada lateral esquerda e alpendre e sacristia adossados à fachada lateral direita. Coberturas interiores diferenciadas de madeira em cinco panos divididos por 60 caixotões na nave central e em masseira divididos por 21 caixotões na nave lateral do Evangelho e 18 na nave lateral da Epístola; iluminada por abertura em arco de volta perfeita e janelas de verga recta no coro-alto, janelas de verga recta nas naves laterais e porta envidraçada na nave lateral (Evangelho) e por janela em capialço na capela-mor (Epístola). Fachadas rebocadas circunscritas por cunhais firmados por pináculos na nave principal e capela-mor e remates em cornija e beiral e empena truncada por cruz na nave e capela-mor. Fachada principal rasgada por vão em eixo composto por portal de verga recta encimado por nicho semicircular sobrepujado por abertura em arco de volta perfeita, ladeados por janelas de verga recta. À direita, adossada à nave, torre sineira rasgada em todas as faces do segundo registo por ventanas em arco de volta perfeita e remate em entablamento e balaustrada apresentando gárgulas de canhão nos ângulos. Visível, à esquerda, corpo da nave lateral. Fachadas laterais rasgadas por janelas de verga recta, janela jacente, janela em capialço e porta de verga recta. Fachada posterior cega. Visíveis os corpos do anexo e da sacristia recuados. Interior com coro-alto assente em dois pilares, com guarda balaustrada de ferro e acesso pelo lado do Evangelho com abertura de acesso à torre sineira do lado da Epístola. Acesso às naves laterais em arcos em asa de cesto. Capelas colaterais confrontantes com acesso em arco de volta perfeita decorado (o do Evangelho com inscrição) sendo truncados ao centro por pedra de armas. Na nave lateral do lado da Epístola retábulo barroco de talha dourada e policromada de planta côncava e um eixo. Retábulo da capela colateral do Evangelho maneirista de talha policromada e dourada de planta recta e três eixos. Retábulo da capela colateral da Epístola de talha dourada maneirista de planta recta e um eixo seguindo esquema da tratadística de Vignola. Retábulo-mor e retábulos colaterais idênticos entre si de planta côncava e um eixo de talha barroca de estilo nacional. Arco triunfal em arco de volta perfeita profusamente decorado com pedra de armas ao centro e encimado por cimalha.

Planta longitudinal composta por três naves, capela-mor mais baixa e mais estreita, capelas colaterais, anexo adossado à fachada lateral esquerda e sacristia e alpendre adossados à fachada lateral direita. Torre sineira adossada à direita. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de uma água no alpendre e nas naves laterais, de duas águas na nave principal, capela-mor, capelas colaterais e sacristia e em coruchéu piramidal rematado por cruz e cata-vento na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cunhais em cantaria de pedra calcária e granito na torre sineira, firmados por pináculos de remate piramidal com esfera no topo na nave central e capela-mor, percorridas por embasamento de cantaria e rematadas em cornija e beiral. Remates da nave e capela-mor em empena truncada por cruz latina sobre soco. Fachadas rasgadas por janelas rectilíneas molduradas com duplo friso inferior, confrontantes nas naves laterais. Fachada principal virada a E. rasgada por vãos em eixo composto por portal de verga recta ladeado por pilastras almofadadas e rematado por duplo friso (apresentando o inferior decoração almofadada) e cornija. Sobre esta, inserido no pano de muro e ladeado por moldura, assenta nicho*1 semicircular com cobertura em abóbada de concha abrigando imagem do orago sobre soco, ladeado por colunas onde assenta entablamento truncado, ao centro, por pedra de fecho decorativa surgindo, no pano de muro entre o nicho e as colunas, dois querubins. Sobre este abertura em arco de volta perfeita protegida por gradeamento em ferro com moldura almofadada rematada por cornija contracurvada onde assenta cruz latina sobre soco. Nicho e abertura ladeados por volutas em cantaria. Em igual altura rasgam-se duas janelas de verga recta molduradas protegidas por gradeamento em ferro e rematadas por friso e cornija. Visível, à esquerda, o corpo da nave lateral, recuado, rasgado por porta em arco de volta perfeita com moldura de verga recta em cantaria. À direita, adossada à nave, torre sineira composta de dois registos divididos por entablamento, rasgada no primeiro registo, na face N. por pequena abertura de verga recta moldurada protegida por gradeamento em ferro e no segundo registo, em todas as faces, por ventanas molduradas em arco de volta perfeita (com relógio sob a da face E.) e rematada por entablamento e balaustrada em cantaria apresentando nos ângulos pináculos semelhantes aos da nave e capela-mor. Dos ângulos da cimalha saem gárgulas de canhão. Cobertura em coruchéu piramidal rasgado na face O. por pequena abertura em arco de volta abatido. Fachada lateral esquerda virada a S. rasgada por janelas rectilíneas molduradas com duplo friso inferior (três no corpo da nave lateral e duas no corpo do anexo) e janela jacente rectilínea moldurada e porta de verga recta no corpo do anexo. Corpo da capela colateral cego. Fachada lateral direita, virada a N., rasgada por janelas rectilíneas molduradas com duplo friso inferior (três no corpo da nave e uma no corpo da sacristia) e janela em capialço no corpo da capela-mor. Entre a torre sineira e a nave lateral alpendre protegido por grade de ferro a que se tem acesso por três degraus, pintado e rebocado de branco com painel de azulejos padrão monócromo azul sobre fundo branco delimitado por medalhão oval de padrão policromo com decoração vegetalista, representando Nossa Senhora da Assunção sendo truncado inferiormente por medalhão com inscrição "Nª Sª DA ASSUNÇÃO / ROGÁI POR NÓS" e pavimento em ladrilho de cerâmica. Acesso à nave lateral por porta de verga recta rasgada à direita. Corpo da capela colateral cego. Fachada posterior cega. Nos corpos da sacristia e do anexo, recuados, rasga-se janela rectilínea moldurada com duplo friso inferior. INTERIOR pintado e rebocado de branco nas naves e capelas colaterais. Cobertura das naves de madeira em cinco tramos divididos por 60 caixotões na nave central e em masseira divididos por 21 caixotões na nave lateral do Evangelho e 18 na nave lateral da Epístola, assentes em cornija com tirantes em ferro na nave central e pavimento em lajeado de cerâmica vermelha vidrado coberto por alcatifa vermelha formando corredor central na nave principal. Coro-alto de plataforma plana com pavimento de cerâmica vermelha, assente em dois pilares, com guarda balaustrada de ferro e acesso pelo lado do Evangelho por escadas em cimento e guarda balaustrada de ferro rematada por corrimão. Acesso à torre sineira por porta de verga recta moldurada, no muro do lado da Epístola. Sub-coro protegido por guarda-vento de madeira com cobertura em tecto plano e pavimento em lajeado de granito. No sub-coro, do lado do Evangelho, escadas de acesso ao coro-alto e do lado da Epístola, no corpo da torre sineira, capela lateral elevada por um degrau com acesso em arco de volta perfeita em cantaria, protegida por porta em ferro, com cobertura em falsa abóbada de berço pintada e rebocada de branco e pavimento em lajeado de cerâmica semelhante ao da nave. Acesso às naves laterais em arcos de asa de cesto com pedra de fecho decorativa ao centro. Na nave lateral do lado do Evangelho, face à parede testeira, sobre supedâneo octogonal de um degrau em cantaria, pia baptismal*2 hemisférica em marmorite decorada com motivos vegetalistas assente sobre plinto paralelepipédico decorado no terço inferior por motivos vegetalistas semelhantes aos que decoram o arco triunfal e estriado na parte superior. Na parede testeira mísula em cantaria e abertura de verga recta de acesso à capela colateral. Na nave lateral do lado da Epístola, face à parede testeira, sobre supedâneo de um degrau, surge mesa de altar. Nave central e laterais percorridas pelos Passos da Via Sacra. Confrontantes capelas colaterais, a do Evangelho dedicada a São João Baptista e sede da Irmandade do Santíssimo e a da Epístola capela das Almas e sede da Irmandade do mesmo nome. Acesso em arco de volta perfeita apresentando o da capela do lado do Evangelho inscrição e intradorso e pilastras almofadadas e o da capela da Epístola almofadado, com decoração geométrica e medalhões, sendo os dois arcos truncados, ao centro, por pedra de armas. Coberturas em falsa abóbada de berço pintada e rebocada de branco dividida em 15 caixotões assentes sobre cornija. Capela colateral do lado do Evangelho com porta de verga recta de acesso à nave lateral, à esquerda, e à sala da Confraria do Santíssimo (incaracterística) à direita e com nicho rectangular cavado na estrutura do muro (do lado direito) onde assenta pedra tumular. Capela colateral da Epístola com porta de verga recta de acesso à sacristia (incaracterística), à esquerda. No topo da nave, face ao arco triunfal, sobre supedâneo de um degrau, surge mesa do altar-mor com atril do lado do Evangelho. Arco triunfal em arco de volta perfeita truncado ao centro por pedra de armas, encimado por cimalha direita quebrada lateralmente em pendentes, apresentando as faces internas dos pés direitos e o intradorso e a face do arco almofadadas, profusamente decoradas com rosáceas de acanto e motivos vegetalistas e pano de muro entre o arco e a cimalha com rosácea e motivos vegetalistas. Ladeado por dois retábulos de talha dourada e policromada dedicados a Nossa Senhora com o Menino (Evangelho) e Santo António (Epístola). Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço pintada de cor púrpura dividida em 24 caixotões delimitados por moldura saliente pintada a marmoreado ladeada por friso a dourado com fundo pintado a cor-de-rosa onde surge motivo vegetalista pintado a dourado, ao centro, formando cruz, assente em cornija e friso pintados a marmoreado e pavimento em lajeado de cantaria. Revestida a azulejo policromo azul e amarelo sobre fundo branco formando motivos geométricos sendo percorrida e encimada por frisos do mesmo material. Sobre supedâneo de um degrau em lajeado de cantaria retábulo-mor de talha dourada e policromada apresentando estrutura retabular inteiramente revestida com decoração fitomórfica pontuada com querubins e putti, de planta côncava e um eixo, delimitado por duas colunas salomónicas decoradas com pâmpanos, pássaros e pequenos anjos ladeadas por pilastras assentes sobre plintos. No eixo, delimitada por arco de volta perfeita, tribuna profunda com trono de exposição de quatro degraus altos decorados onde assenta soco decorado com querubins, com fundo apresentado pintura à altura do arco delimitado por cornija, cobertura em abóbada de berço dividida em caixotões assente sobre cornija e paredes pintadas de verde. Remate do retábulo constituído por uma série de arquivoltas que prolongam os caracteres que tinham nos pés direitos com as curvas dos semicírculos formadas por segmentos ligados e cobertos por elementos radiantes também de talha. Altar em forma de sarcófago pintado a marmoreado com decoração a dourado sobre o qual surge o sacrário com porta decorada com temática representando Cristo ressuscitado, delimitada por moldura e colunas imitando a decoração das do retábulo, encimado por entablamento e fragmentos de frontão em forma de voluta que enquadram espaldar decorado, com Cristo crucificado no vértice. Janelas em capialço, confrontantes, dando a do lado do Evangelho para a sala da Confraria do Santíssimo. CRUZEIRO situado no largo, face à fachada principal, de cruz latina simples assente sobre soco e plataforma de três degraus de forma quadrangular.

Materiais

Azulejo, cantaria, calcário, granito, lajeado de cerâmica vermelha, lajeado de granito, pedra marmorite, madeira, telha, ferro.

Observações

*1 - A. Nogueira Gonçalves refere, na obra citada na bibliografia, que o nicho e a imagem, em calcário, são restos prováveis de um retábulo pétreo; *2 - pia baptismal encontrava-se inicialmente na capela lateral, no sub-coro, no corpo da torre sineira.