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Capela de Santo António

Capela de Santo António

O ponto de interesse Capela de Santo António encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Barrô e Aguada de Baixo no municipio de Águeda e no distrito de Aveiro.

Arquitectura religiosa, maneirista, barroca e novecentista. Capela de planta longitudinal com uma nave e capela-mor, com torre sineira adossada à fachada lateral direita. Coberturas interiores em tecto, diferenciadas, em masseira na nave e em falsa abóbada de berço revestida a madeira na capela-mor. Nave iluminada por janelas de verga recta rasgadas na fachada principal a ladear o portal e abertura em arco de volta perfeita no coro-alto e por janela rectilínea no corpo da capela-mor, no lado da Epístola. Fachada principal em empena truncada no vértice com cruz sobre soco, rasgada por vãos em eixo composto por portal, de verga recta rematado por friso e cornija, ladeado por janelas de verga recta e encimado por abertura formando cruz latina. À direita, adossada à nave, torre sineira, rasgada em todas as faces por ventanas em arco de volta perfeita. Fachadas circunscritas por cunhais simples, firmados por pináculos e percorridas por embasamento, sendo a fachada lateral direita rasgada por porta travessa de verga recta. Interior com coro-alto de betão e retábulo-mor de talha barroca de estilo nacional.

Planta longitudinal, composta por nave, capela-mor e torre sineira adossada à fachada lateral direita. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave e capela-mor e em coruchéu piramidal truncado por armação em ferro suportando sino e encimada por catavento, na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco circunscritas por cunhais simples, pintados a cinzento, firmados por pináculos piramidais encimados por esfera no vértice e percorridas por embasamento pintado a cinzento. Remates em cornija e beiral e em empena troncada no vértice com cruz sobre soco, na fachada principal e posterior. Fachada principal orientada, rasgada por vãos em eixo composto por portal, de verga recta moldurado,em cantaria, a que se tem acesso por escadaria, rematado por friso e cornija, ladeado por janelas de verga recta molduradas em cantaria e encimado por abertura formando cruz latina. À direita, adossada à nave, torre sineira, rasgada em todas as faces por ventanas em arco de volta perfeita molduradas, apresentando sob estas, na face S. uma abertura rectilínea e na face E. e N. um relógio, sendo ainda rasgada nesta última por fresta e abertura rectilíneas e na face O. por porta de verga recta a que se tem acesso por oito degraus. Remate da torre sineira em cornija, encimada por balaustrada. Fachada lateral esquerda, virada a S., cega. Fachada lateral direita, virada a N., rasgada por porta travessa de verga recta, a que se tem acesso por um lanço de escadas convergentes de cinco degraus e janela rectilínea no corpo da capela-mor. Fachada posterior cega sendo visível, à sua esquerda, o corpo da torre sineira. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por rodapé em ladrilho cerâmico. Cobertura da nave em masseira pintada de branco assente sobre cornija e pavimento em mosaico de padrão policromo, formando xadrez, prolongando-se pela coxia da Epístola, delimitado por friso a azul, com corredor central decorado com uma cruz e friso exterior em mosaicos de padrão monócromo castanho. Coro-alto em betão, rasgado por abertura em arco de volta perfeita, com guarda balaustrada de madeira e acesso por porta do lado da Epístola. No lado do Evangelho, sobre base quadrangular e coluna com fuste formando entase decorado com máscaras e drapeados e anel no terço superior, encimada por base semicircular decorada com querubins, apresentando vestígios de pintura, assenta púlpito de bacia cilíndrica pintada de branco, a que se tem acesso por escadas em cantaria adossadas ao muro, compostas por quatro degraus. No lado da Epístola, a ladear a porta travessa, pia de água benta semicircular, em cantaria. Arco triunfal em arco de volta perfeita moldurado assente sobre pilastras. Capela-mor elevada por um degrau em mármore com cobertura em falsa abóbada de berço revestida a madeira e pavimento em ladrilho cerâmico. Sobre supedâneo de um degrau, retábulo-mor de talha em branco e dourada, com vestígios de policromia, apresentando estrutura retabular inteiramente revestida com decoração vegetalista, pontuada com querubins, de planta recta e três eixos delimitados por colunas salomónicas decoradas com pâmpanos, pássaros e pequenos anjos e pilastras a ladear as colunas das extremidades, assentes sobre plintos. No eixo central nicho em arco de volta perfeita assente sobre pilastras com fundo, de onde surge mísula com imagem do orago, delimitado por moldura encimada por friso e cornija e cobertura em quatro caixotões. Nos eixos laterais, painéis delimitados por moldura em arco de volta perfeita e fundo sem decoração pintado a azul de onde surge mísula. Remate do retábulo constituído por uma série de arquivoltas que prolongam os caracteres que tinham nos pés direitos, com as curvas dos semicírculos, formadas por segmentos, ligadas e cobertas por elementos radiantes, também de talha, sendo o do eixo central rematado por ornato concheado. Face ao retábulo-mor, mesa de altar em madeira. No lado do Evangelho armário em madeira embutido na espessura do muro.

Materiais

cantaria, ladrilho cerâmico, mosaico, madeira, telha, ferro.

Observações