Arquitectura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de planta longitudinal com nave e capela-mor mais baixa e mais estreita, com torre sineira, sacristia e anexo para arrumações adossados à fachada N. e pequeno anexo para arrumações adossado à fachada S. Algumas fachadas revestidas a azulejo policromo azul e amarelo sobre fundo branco circunscritas por cunhais e remates em empena com cornija e beiral. Fachada principal rasgada por portal de verga recta encimado por cornija e arco quadrilobado com decoração. Torre sineira rasgada por fenestração rectilínea e ventanas em arco de volta perfeita. Fachadas e volumes laterais rasgados por portas rectilíneas e janelas rectilíneas em capialço na capela-mor, rectilíneas encurvadas na parte superior na nave (fachada S.) e fenestrações rectilíneas em capialço (fachada N.). Coberturas em madeira de 5 panos e estuque em falsa abóbada de berço. Retábulo-mor e retábulos colaterais de talha dourada de estrutura rococó com elementos de estrutura neoclássica. Baptistério do lado do Evangelho sob o volume da torre sineira com pia baptismal rococó.
Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais baixa e mais estreita, torre sineira, sacristia e anexo para arrumações adossados ao volume da nave (fachada N.) e pequeno anexo adossado ao volume da capela-mor (fachada S.). Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de duas águas na capela-mor e nave, esta prolongando-se sobre os volumes adossados (fachada N.), de uma água no volume adossado à capela-mor (fachada S.) e cobertura cónica na torre sineira. Fachadas revestidas a azulejo policromo azul e amarelo sobre fundo branco com desenho geométrico delimitado por entrelaçado (fachada principal e face O. e N. da torre sineira) e pintadas e rebocadas de branco (fachada N., nos corpos da sacristia, anexo para arrumações e capela-mor, fachada posterior, fachada S. e faces E. e S. da torre sineira) e circunscritas por cunhais apilastrados firmados por pináculos rebocados e pintados no extremo da nave e na capela-mor e revestidos de ladrilhos cerâmicos avermelhados na fachada principal e na torre sineira (face O. e N.) percorridas por embasamento em cantaria de pedra, saliente na fachada principal e face O. e N. da torre sineira e rebocado e pintado nos corpos da sacristia, anexo para arrumações, capela-mor e fachada S. e remates em cornija e beiral. Remates da fachada principal, extremo da nave e fachada posterior em empena com cruz no vértice, sendo a da capela-mor coberta de telha. Fachada principal voltada a O. rasgada por portal de verga recta emoldurado, encimado por cornija e arco quadrilobado encimado por enrolamentos protegidos por gradeamento em ferro pintado de branco com nó central e janela com encaixes de chumbo preenchidos com vidro incolor e colorido (formando o desenho da cruz). À esquerda, adossada à nave, torre sineira rasgada por fenestração rectilínea na face N. e ventanas em arco de volta perfeita emoldurados em todas as faces. Fachadas laterais rasgadas por janelas confrontantes rectilíneas em capialço na capela-mor protegidas por gradeamento de ferro pintado de branco. Fachada S. rasgada por janelas rectilíneas emolduradas, encurvadas na parte superior, protegidas por gradeamento e porta rectilínea emoldurada no corpo da nave e duas portas de ferro pintado no volume do pequeno anexo (face S. e E.). Fachada N. rasgada no corpo adossado à nave por portas rectilíneas uma de acesso à torre sineira em ferro pintado, com escada de cinco degraus, outra emoldurada de acesso à sacristia com escadaria formada por patamar e quatro degraus com balaustrada em ferro forjado pintado (face E.) e duas pequenas fenestrações rectilíneas em capialço. Fachada posterior rasgada por óculo circular emoldurado. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejos padrão monocromo azul sobre fundo branco rematado por cornija, com coro-alto assente em plataforma plana com guarda de madeira torneada assente em duas colunas toscanas com pias de água benta incorporadas no fuste e acesso por porta pela torre sineira (Evangelho). Coro-alto iluminado por vão rectilíneo. No lado do Evangelho, sob o volume da torre sineira, protegido por grade de ferro pintado, surge um baptistério com pia baptismal com taça gomeada assente em plinto galbado coberta com tampo de madeira percorrido por dois registos de azulejo em padrão monocromo, o inferior azul sobre fundo branco e o superior castanho sobre fundo branco, cobertura em falsa abóbada de berço em estuque e pavimento em ladrilho cerâmico com motivos geométricos formando flor sobre fundo vermelho e janela cega no lado do Evangelho. Nave rasgada por duas janelas confrontantes emolduradas rectilíneas, encurvadas na parte superior. No lado do Evangelho portas rectilíneas emolduradas de acesso ao anexo para arrumações e sacristia ladeiam púlpito assente em consola com guarda de madeira torneada e acesso por porta rectilínea emoldurada pelo anexo para arrumações. No lado da Epístola porta rectilínea de acesso para o exterior. Nave percorrida pelos Passos da Via Sacra. Cobertura da nave de cinco panos em madeira assente em cornija com tirantes de ferro. Pavimento em madeira com escadaria de acesso à capela-mor em ladrilho cerâmico composta de cinco degraus separados por patamar . No eixo central, junto ao arco triunfal, sepultura*¹ com inscrição. Arco triunfal de volta perfeita de cantaria assente em pilastra, ladeado por dois retábulos de talha dourada e policromada dedicados ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e à Nossa Senhora das Graças (Epístola). Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço em estuque com medalhão decorativo ao centro e assente em cornija e pavimento em ladrilho cerâmico. Retábulo-mor de talha dourada e pintada de planta recta de três eixos verticais formado no corpo central por tribuna profunda com trono de seis degraus com baldaquino e exposição com imaginária e interior em falsa abóbada de berço dividida em cinco caixotões pintada. Eixos flanqueados por colunas de fuste canelado e capitéis com folhagem onde assentam cornijas e frisos projectados. Remate do ático adaptando-se ao perfil da cobertura e com cornija na zona central, decorado com volutas. Corpos laterais com painéis pintados e mísulas com imaginária. Sob a tribuna, o sacrário em forma de templete com custódia revelada na porta e o Cristo Crucificado.
Materiais
Calcário, azulejo industrial, madeiras, estuque e ladrilho cerâmico.
Observações
*1 - A. Nogueira Gonçalves refere na obra citada na bibliografia a existência de quatro campas da família Melo dispostas frente ao arco triunfal e que um tapete impede de ver.