Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Alto das Chãs

Capela de Alto das Chãs

O ponto de interesse Capela de Alto das Chãs encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Águeda e Borralha no municipio de Águeda e no distrito de Aveiro.

Capela oitocentista, rural, que mantém a estrutura da primitiva, de planta retangular composta por nave com coro-alto, capela-mor ligeiramente mais estreita e baixa e sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Fachada principal em empena, com vãos em eixo central composto por portal de verga recta, encimado por cornija e ladeado por duas janelas, e óculo quadrilobado. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, com pináculos, e remates em friso e cornija, a lateral direita rasgada por janelas em capialço e porta travessa, surgindo, na oposta, uma única janela. Sineira sobre a porta travessa. Interior com cobertura de madeira e retábulo de talha dourada e policromada do estilo nacional, de três eixos. Capela oitocentista, mas que mantém a estrutura e a linguagem arquitectónica da primitiva, com empena definida por cantaria que enrola nos ângulos inferiores, preservando o retábulo original. Na capela-mor, no lado do Evangelho, junto à porta da sacristia, pedra rectangular moldurada com inscrição, documentando as obras e o nome do doador. Existência de pequeno registo de azulejo na fachada posterior alusivo ao orago.

Planta retangular composta por nave e capela-mor, esta ligeiramente mais baixa e estreita, e sacristia adossada à esquerda, volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento pintado de cinzento, pilastras nos cunhais sobrepujadas por pináculos piramidais, cruz latina nas empenas, sobre pedestal e remates em friso e cornija. Fachada principal com portal de verga recta, com pequena cornija, ladeado por duas janelas rectangulares simples com grades e encimado por óculo quadrilobado. Empena definida por cantaria que forma voluta nos ângulos inferiores. Na fachada lateral, porta travessa de verga recta, frestas rectangulares de duplo esbarro, uma no corpo da nave e duas mais pequenas na capela-mor, e pequena sineira de arco redondo sobre a cornija, encimando a porta travessa. Do lado esquerdo, apenas uma fresta na nave pois o corpo da sacristia encosta em toda a extensão da capela-mor, rasgada por porta de verga recta e janela rectangular simples. Na fachada posterior, tem, acima da linha média, registo de azulejos azuis representando S. Pedro. No INTERIOR, rebocado e pintado de branco, pavimento de tijoleira, silhar de azulejos estampilhados e cobertura de madeira facetada. Coro-alto sobre duas pilastras com balaustrada de madeira, benedictérios de pedra, arco triunfal pleno sobre pilastras toscanas. A nave é percorrida pelas cruzes da Via Sacra. Na capela-mor, altar erguido sobre degraus e retábulo de talha dourada e policromada com marmoreados fingidos azuis e vermelhos, de planta recta e três eixos, divididos por colunas espiraladas decoradas com pâmpanos, que se prolongam em duas arquivoltas no raio, assentes em friso de querubins e cornija. As colunas são suportadas por pequenos anjos atlantes e o altar é em forma de urna. Cobertura semelhante à da nave. No lado do Evangelhjo, junto à porta de acesso à sacristia, pedra rectangular moldurada com a seguinte inscrição: "ESTA CAPELLA DE S.PEDRO DESTA FR[E]G[UESI]A DE S[ANC]TA EULALIA / DE AGUEDA FOI REEDIFICADA COM MILHOR GRANDEZA / NO MESMO CITIO DA ANTIQUISSIMA ARRUINADA PIQUENA E SEM / ARQUITETURA PELO B[ACHAR]EL LUIS BARETO TORES DE FIG[UEIRE]DO SOLT[EI]RO DA RUA / DA CANCELA DO DITO LUGAR DE IDADE DE 80 ANNOS QUE A MANDOU / FAZER ASSUA CUSTA NO ANNO DE 1819 POR DEUOCAO E ASSIM / FICA SENDO DA M[ESM]A FREG[UESI]A COMO A ANTIGA EM 7BRO DO DITO ANNO".

Materiais

Granito ( cantarias ), telha de aba e canudo, azulejo, madeira ( tectos, caixilhos ), ferro.

Observações