Edifício do antigo Tribunal de Serém, de dois pisos de planta rectangular, tendo articulados dois corpos à fachada lateral esquerda, passadiço e volume de um piso e um corpo adossado à fachada posterior. Corpo principal com alçados rebocados, apresentando fachada principal circunscrita por cunhais apilastrados sendo percorrida por embasamento e remate em cornija e beiral. Fachada principal rasgada por vãos alinhados em arco abatido com moldura contracurvada. Fachada lateral direita adossada a antiga casa da câmara ou cadeia e fachada lateral esquerda com passadiço adossado ao nível do 2º piso. Fachada posterior com volume adossado. Interior com articulação entre os pisos através de uma escada interna existente no volume principal que conserva no 2º piso janelas com bancos conversadeira em pedra. O antigo Tribunal de Serem tem à direita o edifício da antiga prisão e um pequeno largo, onde se encontrava o Pelourinho. O edifício, de linhas simples, tem no interior do 2º piso uma sala com o tecto pintado de intensa policromia, do período joanino, com representações de motivos alusivos à Paixão de Cristo, entre outros, e duas inscrições.
Planta composta por três corpos articulados, dois a O. e um a N., com cobertura diferenciada em telhado de uma água no passadiço e telhado de duas águas nos restantes corpos. Corpo principal virado a S. com dois pisos e sótão e corpos adossados a O. e a N. de um piso, este último com chaminé. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cunhais simples e cunhais apilastrados pintados de vermelho ocre na face S. do corpo a O. e do corpo principal, sendo nestes percorridas por embasamento em cantaria. Remates em cornija, pintada a vermelho ocre na faces viradas a S., e beiral. Fachada principal rasgada por vãos alinhados, dois em cada piso, com moldura em cantaria em arco abatido encimado por cornija em arco contracurvado; 1º piso rasgado por portas e 2º piso por duas janelas de avental recortado circunscrito por volutas.À esquerda, passadiço, ao nível do 2º piso, rasgado por janela de verga recta e corpo de um piso rasgado por janelas de verga recta com moldura em cantaria pintada a vermelho ocre e abertura jacente sob uma delas, abrindo-se, na face lateral direita, uma porta de verga recta. Fachada lateral direita adossada a edifício. Fachada lateral esquerda cega ao nível do 1º piso do corpo principal. Corpo articulado a este rasgado por duas janelas de verga recta e pequena abertura sob uma delas. Fachada posterior do corpo adossado com porta de verga recta e pequena abertura circular à direita desta. À direita, passadiço rasgado por janela de verga recta e escadas de acesso ao corpo articulado a O.. INTERIOR conserva pavimentos em madeira, chaminé na cozinha, e sala, no 2º piso do corpo principal, com tecto em caixotões de madeira, pintado e janelas com bancos conversadeira em pedra. Na sala, na parede virada a E., abertura rectangular na parede para armário embutido e porta de acesso a escadas para o 1º piso; na parede virada a O. nicho em arco de volta perfeita e escadas de acesso ao passadiço; muro posterior rasgado por porta de acesso a corredor e porta de acesso a pequeno quarto. Visível, no passadiço, abertura entaipada, com moldura em cantaria em arco abatido encimado por cornija em arco contracurvado, no muro O. do corpo principal e sótão com vigas de madeira de suporte da cobertura.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; principais elementos arquitectónicos em cantaria (molduras dos vãos do corpo principal; bancos conversadeira); madeira (caixilharia das janelas e portas da fachada principal e posterior; pavimento e tecto da sala); cobertura exterior em telha.
Observações