Arquitectura religiosa, arquitectura de saúde e arquitectura assistencial, vernácula. Antigo albergue e hospital convertido em edifício de habitação de planta rectangular, evoluindo em dois pisos, com logradouro no lado direito. Possui fachadas simples, rematadas em cornija e platibanda plena, rasgado por vãos de verga recta emoldurados a cantaria, formando portas, janelas de peitoril e janela de varandim. Para o logradouro, abrem portas rectilíneas e um amplo vão em arco abatido, certamente setecentista.
Planta rectangular simples e regular, composta por edifício e logradouro no lado direito, de volumetria paralelepipédica escalonada, com a casa a evoluir em um e dois pisos, com disposição vertical, de coberturas diferenciadas em telhados de uma, duas e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, a principal, virada a NO., percorrida por embasamento de cantaria. O edifício remata em cornija simples e platibanda, rasgado por janelas rectilíneas, com molduras simples, em cantaria, surgindo, no piso inferior, duas portas e uma janela de peitoril e, no segundo, janela de varandim central, com guarda metálica, flanqueado por duas janelas de peitoril; os vãos apresentam caixilharias de alumínio e vidro simples. Fachada lateral esquerda adossada, sendo a oposta rasgada por vão ao nível do segundo piso. No lado direito, muro recto, alteado e curvo no extremo direito, rasgado por duas portas de verga recta, que centram vão de maiores dimensões, em arco abatido e pedra de fecho saliente, todos protegidos por folhas metálicas. INTERIOR não observado.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; modinaturas em cantaria de calcário; varandim metálico; janelas com caixilharias de alumínio lacado e vidro simples; cobertura exterior com telha cerâmica.
Observações