Arquitectura cultural e recreativa. Academia com auditório de planta rectangular composto pela justaposição de 2 rectângulos, respectivamente, caixa de palco e plateia animada por galeria de implantação em U, ao nível do 1º andar.
Planta rectangular longitudinal, volumetria escalonada, a cobertura efectuada por telhados a 1 água e em terraço. Alçado principal a S., de 1 piso com rasgamento de duas portas, uma de verga recta (esq.) e outra de verga curva (dta.), apresenta-se lateralmente delimitado por pilastras e inferiormente por soco de placagem de cantaria calcária rusticada. O remate superior efectua-se em platibanda (precedida por friso), acima da qual se eleva pano de muro recortado, ao centro, registo azulejar. INTERIOR: 3 zonas *1 a diferentes cotas e articuladas entre si, através de lanços rectos de escadas com patamares intermédios: uma 1ª, contígua à fachada principal e composta por um vestíbulo e uma sala de teatro, disposta transversalmente à fachada. SALA DE TEATRO: planta rectangular e cobertura de 3 panos em reboco pintado, do lado O., uma caixa de palco rectangular com boca de cena em arco abatido suportado por 2 colunas de fuste canelado assentes em plintos, e do lado oposto, uma galeria em U: localizada ao nível do 1º andar, com acesso por meio de escadas (em ângulo recto) desenvolvidas a partir do vestíbulo, apresenta-se suportada por colunas metálicas e guarda de varas matálicas de perfil contracurvado. Numa cota mais elevada e com acesso através de porta lateral, regista-se um compartimento multi-usos de planta rectangular e, finalmente uma 3ª zona, desenvolvida sobre o pavilhão e composta por espaço de restauração e amplo terraço.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos
Observações
*1 - sequentes de uma campanha de ampliação responsável pela criação de um espaço adjacente ao edifício primitivo. *2 - sobretudo ao nível da sala de espectáculos.