Portal de Cidadania

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Igreja de Nossa Senhora das Dores

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora das Dores encontra-se localizado na freguesia de Belém no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, pombalina. Igreja de planta longitudinal composta por 2 entidades espaciais distintas, a nave e capela-mor, ambas de planta rectangular e coberturas em abóbada de berço e de aresta, respectivamente. A nave única apresenta muros laterais animados por altares e púlpitos de ambos os lados. Presença de coro-alto com guarda em balaustrada de madeira. Capela-mor com muro de topo animado por retábulo em talha dourada

Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), aos quais se adossa corpo quadrado, volumetria escalonada, cobertura efectuada por telhado a 2 águas e em coruchéu bulboso. Precedida de terreiro rectangular delimitado por gradeamento metálico e sobrelevado relativamente ao eixo viário com que articula. Alçado principal a S., composto por 2 corpos dos quais se demarca o corpo a E. delimitado por pilastras de cantaria apresenta-se rasgado a eixo por portal de verga recta sobrepujado de ática curva interrompida ao centro por lambrequim com legenda em latim, e encimado por janela iluminante de verga recta com emolduramento de cantaria, recortado lateral e inferiormente. É superiormente rematado por frontão triangular animado por óculo ao centro. Do lado O, regista-se corpo correspondente a torre sineira, animado, ao nível do embasamento, por porta de verga recta encimada por painel recortado com inscrição alusiva à história da igreja, e rasgado por 4 ventanas sineiras superiormente rematadas por coruchéu bulboso com catavento ao centro. INTERIOR: de nave única e cobertura em abóbada de berço separada por cornija e com janelas iluminantes, apresenta muros laterais revestidos com cantaria policroma e animados, de cada lado, por púlpitos ladeados por altares inscritos em arcos de volta perfeita sob invocação de São José, Santo António, Sagrado Coração de Jesus, do lado da Epístola, capela do Santíssimo, de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço. Adossado à face interna da fachada, presença de coro-alto com guarda em balaustrada de madeira e órgão com caixa de madeira. A capela-mor, precedida de arco triunfal de volta perfeita em cantaria exibe cobertura em abóbada de aresta articulada com janelas iluminantes e decorada com estuques em baixo-relevo, registando-se, no muro de topo, retábulo em talha dourada e marmoreada - definido por pilastras com capitéis compósitos é vazado ao centro por camarim a albergar trono (ostenta figuração escultórica de Nossa Senhora das Dores) e superiormente rematado por ática curva interrompida por resplendor. Pelo lado da Epístola acede-se à sacristia.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Observações