Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palacete Falcarreira

Palacete Falcarreira

O ponto de interesse Palacete Falcarreira encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Palacete eclético, de planta compacta em L pouco pronunciado, apresenta duas frentes animadas pela abertura de vãos a ritmo regular, sendo o alçado principal compartimentado em três panos pela presença de pilastras de cantaria, dos quais se destaca o central encimado por frontão triangular.Interior, organizado por caixa de escada encimada por clarabóia, com um fogo por piso.

De planta em L pouco pronunciado, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhados a 3 águas, perfurados por janelas trapeiras e clarabóia. De 4 pisos (um deles ao nível da cobertura), o edifício exibe cunhais em cantaria e superfície murária em reboco pintado animada pela abertura de vãos de verga recta com bandeira e emolduramento de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal, com piso térreo revestido com placagem de cantaria e separado por friso de cantaria e a ... composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se demarca o axial, constituído como eixo de simetria da restante fachada e de remate diferenciado: este exibe piso térreo rasgado, a eixo, por portal de verga ligeiramente curva, ladeado por 2 vãos (*1), sendo o conjunto encimado, ao nível do 1º andar, por 3 janelas de sacada de verga recta destacada suportada por consolas - interrompida ao centro por cabeças humanas inscritas em semicírculos - e servidas por varanda comum, com base em cantaria (suportada por mísulas) e guarda, em ferro fundido. No 2º piso registam-se janelas de peito e verga destacada com remate análogo às do andar nobre, protegidas com guarda metálica. Os corpos colaterais, idênticos entre si, e similares ao central, apresentam janelas do andar nobre articuladas com guarda metálica. Este alçado articula-se por meio de ângulo boleado, com alçado lateral, com o andar térreo separado por friso de cantaria e os 3 pisos rasgados por janelas de peito com emolduramento simples de cantaria. Alçado posterior, composto por 2 corpos, um deles destacado em planta, com os 2 andares superiores animados, cada um, por 3 janelas de sacada com varanda comum; articula-se com pátio e jardim de planta rectangular. O edifício é superiormente rematado por cornija sobrepujada por platibanda em balaustrada ritmada por plintos e interrompida, ao nível do corpo central do alçado principal, por frontão triangular com tímpano animado por composição escultórica de temática vegetalista. INTERIOR: vestíbulo de planta rectangular separado, da caixa da escadaria, por guarda-vento inscrito em arco de volta perfeita em cantaria. A escadaria, desenvolvida ao longo dos alçados, em 3 registos, e iluminada por clarabóia. Pisos superiores - com 1 fogo por piso - com compartimentação disposta ao longo dos 4 alçados, à qual se acede através de corredores dispostos em redor da caixa da escadaria. Destaca-se o salão do andar nobre, contíguo ao alçado principal e com 3 tectos distintos.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos.

Observações

*1 - primitivamente correspondiam a 2 janelas; contudo, na sequência das obras de trasnformação da entrada, decorridas durante a década de 80, a janela do lado esquerdo foi convertida em porta.