Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Centro de Saúde de Vila de Rei

Centro de Saúde de Vila de Rei

O ponto de interesse Centro de Saúde de Vila de Rei encontra-se localizado na freguesia de Vila de Rei no municipio de Vila de Rei e no distrito de Castelo Branco.

Arquitectura de saúde, novecentista. Hospital com planta rectnagular, de volumetria horizontalizante, sobre embasamento de cantaria, com predominância de um só piso nas alas laterais e de dois pisos no corpo central. Fachada principal de um e dois pisos, com o corpo central de dois pisos, marcado, no inferior, por alpendre. Os vãos aparecem a intervalos regulares, possuindo o mesmo tipo de perfil, seguindo tipologia de inspiração modernista, com molduras comuns.

Centro de Saúde composto por dois corpos rectangulares, irregulares, de cronologias distintas, que se articulam a partir de corpo comum, situado no lado esquerdo, de disposição horizontalista e coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas. CORPO ANTIGO *1 com fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em cantaria e rematadas em friso de betão e beirada simples. Fachada principal composta por três corpos escalonados, o do extremo direito recuado. O corpo central remata em empena recta, inclinada no extremo direito, de dois pisos, o superior rasgado por traceria vazada em quadrícula, compondo cinco ordens de quatro janelas, protegidas por caixilharia de alumínio e vidro simples. O piso inferior prolonga-se para o lado esquerdo, estando rasgado por seis janelas de peitoril rectilíneas, assentes em friso comum em cantaria e rematas em cornija e beirada simples; no extremo oposto, tem porta de verga recta no piso inferior e duas janelas no superior, assentes em peitoril de cantaria. No lado esquerdo, desenvolve-se alpendre assente em pilar de cantaria, protegido por caixilharia de alumínio e vidro simples, constituindo o principal acesso ao edifício. O corpo do lado esquerdo é reentrante, de um piso rasgado por três janelas de peitoril quadrangulares, com moldura de cantaria. No lado direito, corpo reentrante, de um piso, rasgado por porta de verga recta e moldura de cantaria, flanqueado por uma janela e por agrupamento de quatro janelas de peitoril, assentes em friso de cantaria comum; no extremo direito, ampla janela de peitoril rectilínea. As fachadas laterais são cegas. Fachada posterior com três panos o do extremo esquerdo rasgado por quatro janelas rectilíneas e molduras de cantaria, surgindo no central, saliente, porta de verga recta e moldura simples e três janelas sobre friso comum do mesmo material. Este corpo articula-se com o CORPO RECENTE, de um piso, com as fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, rematadas em beirada simples. É rasgado regularmente por janelas rectilíneas e pequenas portas de verga recta. Na fachada principal, possui amplo portal, protegido por estrutura em alumínio e vidro. INTERIOR não observado *2.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada; modinaturas, embasamento, pilar em cantaria de granito; coberturas em telha; janelas com vidro simples e caixilharia de alumínio.

Observações

=*1 - na Caderneta Predial, o primitivo edifício, destinado ao Posto Hospitalar da Santa Casa de Nossa Senhora da Misericórdia é descrito como tendo "(...) um corpo central com dois pavimentos e dois corpos laterais e um ao sul com um só pavimento e um alpendre na frente principal um total de 48 divisões, duas dependências anexas e logradouro. Superfície Coberta - 581m2, logradouro - 5119m2". *2 - não foi permitida a entrada nas instalações do novo Centro de Saúde pois, aguardam a sua inauguração. *3 - numa lápide de mármore, que estava afixada no átrio e que actualmente se encontra no Centro de Saúde provisório, encontra-se a seguinte legenda: "Ao Excelentíssimo Senhor Doutor José de Carvalho Ilustre Governador Civil de Castelo Branco A quem se deve a construção deste Hospital Inaugurado em 14-09-1952 // Merecida Homenagem da Mesa da Santa Casa da Misericórdia por ocasião da Bênção da Capela Por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Agostinho Lopes de Moura, Bispo de Portalegre em 25-04-1954".