Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Fontes em Fundada

Fontes em Fundada

O ponto de interesse Fontes em Fundada encontra-se localizado na freguesia de Fundada no municipio de Vila de Rei e no distrito de Castelo Branco.

Arquitectura infraestrutural, novecentista. Conjunto de cinco fontes semelhantes, em cantaria de granito, com espaldar rectilíneo, onde se adossa um segundo espaldar, de perfil recortado, com torneira, que verte para tanque de perfil cúbico e bordos simples, onde se inscrevem as réguas de apoio ao vasilhame.

Conjunto de cinco fontes tipologicamente semelhantes, apesar de terem cronologias distintas. A FONTE A é em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, com as juntas preenchidas com argamassa, com espaldar recto, onde se embebe um segundo, de perfil recortado, recto e curvilíneo, que remata em silhar tronco-piramidal, com pequeno nicho rectangular, onde se inscreve uma torneira. Adossado, tanque tronco-piramidal, com base saliente, tendo duas réguas de ferro para assentar o vasilhame. A FONTE B é de alvenaria rebocada e pintada de rosa, com espaldar escalonado, com dois degraus rectilíneos, encimado por elemento de perfil curvo, onde se inscreve um registo de azulejo 2x2, figurativo, monocromo, azul sobre fundo branco, com moldura fitomórfica poilicroma, representando São José com o Menino, tendo a legenda "SÃO JOSÉ" e assinado, "E. Vidal"; sob este, uma bica boleada, de onde sai a torneira, que verte para tanque de forma cúbica e bordos simples, com duas réguas de ferro para apoio do vasilhame. A FONTE C é semelhante à fonte A, mas no local da torneira, surge um cano. FONTE D segue o memo modelo da anterior, mas é de menores dimensões, tendo o segundo espaldar com perfil curvo e remate em ângulo, onde surge nicho pentagonal a integrar a torneira; possui tanque cúbico, com a base reentrante, de bordos simples e duas réguas de ferro para suporte de vasilhame. A FONTE E é exactamente igual à anterior. O espaldar apresenta vários ferros em círculo, para colocar vasos.

Materiais

A generalidade das fontes tem estrutura em cantaria de granito, com as juntas argamassadas e com réguas em ferro, com torneiras em bronze; a fonte B tem estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada, com a torneira de bronze, aplicada com argamassa de cimento e apresenta painel de azulejo industrial; a fonte E apresenta argolas em ferro.

Observações

*1 - em 1726, o Aquilégio Medicinal refere a existência de uma fonte de água fria, com potências na cura de dores nefríticas e para evitar calcos.