Arquitectura infraestrutural, revivalista. Fonte integrada num nicho em arco ultrapassado de gosto neo-árabe, em tijolo aparente, reflectindo o ambiente revivalista tardo-romântico.
Nicho de planta rectangular onde se integra tanque, tendo à direita outro tanque rectangular, destacado do paredão, destinado a bebedouro dos animais. Fachada principal a S. com paredão de alvenaria de pedra e cal, rematado por platibanda rebocada e caiada com capeamento de cantaria. Nicho em arco ultrapassado com moldura de tijolo assente em pilastras anãs de cantaria, tanque de alvenaria rebocada e caiada a branco, parede fundeira rebocada e caiada a branco onde se destaca lápide de mármore rectangular, de ângulos chanfrados, coma inscrição " C.M.O. / 1916 "; bica de cantaria. À direita destaca-se tanque de alvenaria, rebocadoe caiado, elevando-se um pouco mais a a parede da esquerda.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal parcialemnete rebocadas e caiadas; molduras de tijolo; pilastras e bica de cantaria; lápide de chapa cerrada de mármore.
Observações
Conserva-se no Arquivo Histórico-Municipal o projecto original da fonte.