Portal de Cidadania

Pousada de Linhares da Beira

Pousada de Linhares da Beira

O ponto de interesse Pousada de Linhares da Beira encontra-se localizado na freguesia de Linhares no municipio de Celorico da Beira e no distrito de Guarda.

Casa nobre tardo-barroca, com dois pisos e planta poligonal irregular. Fachada principal com composição simétrica. Portal centralizado, encimado pela janela de sacada e pelo frontão recortado enquadrando a pedra de armas. Conjugação entre vãos de lintel recto e em arco abatido. Superfície murária delimitada, em todos os alçados, por pilastras e cornija . Apontamentos decorativos restritos ao frontão ( motivos concheados e folhas de acanto estilizadas ). Espaço interno organizado através do átrio central e escadaria de três lanços paralelos. Cozinha situada no piso térreo e dotada de chaminé monumental. Edifício em ruínas, sem pavimentos e sem cobertura. Portal de lintel recto com a moldura saliente nos ângulos superiores e percorrida por duplo listel. Gradeamento da varanda em ferro forjado com motivos curvilíneos. Alçado posterior marcado pela varanda corrida do piso superior e óculo oval. Cozinha com armários embutidos nas paredes e chaminé em tijolo com forma prismática. A casa principal conjuga-se com construções anexas, igualmente arruinadas.

Edifício de dois pisos e planta poligonal irregular, com adossamento de construções anexas, encontrando-se sem cobertura. Na fachada principal, orientada a NE., abre-se o portal centralizado: apresenta lintel recto com moldura saliente nos ângulos superiores e percorrida por duplo listel. De cada lado observam-se duas janelas em arco abatido. No andar nobre, e no eixo do portal, rasga-se a janela de sacada, também em arco abatido e ladeada por duas janelas, estas de lintel recto. A superfície murária é rematada por pilastras nos cunhais e pela cornija, interrompida pelo frontão recortado, integrando o brasão e encimado por motivos concheados e folhas de acanto estilizadas. O alçado lateral SO. possui no rés-do-chão uma porta ladeada por janelas, repetindo-se esse esquema simétrico no piso superior. No lado oposto o piso térreo regista uma porta e pequena janela, enquanto superiormente se mantém a tripla fenestração. No alçado posterior, mostrando também vãos com moldura rectilínea, destaca-se uma varanda corrida no andar e um óculo oval. O espaço interno é estruturado a partir de um átrio lajeado e respectiva escadaria de três lanços paralelos, cujo arranque é marcado por um arco batido com motivo concheado no fecho. As restantes divisões, intercomunicantes, organizam-se em função desta referência central. Os compartimentos não possuem qualquer estrutura do pavimento ou cobertura, subsistindo apenas as paredes estruturais. Salienta-se a cozinha, situada no piso térreo e na zona posterior ao átrio: conserva armários embutidos nas paredes, a lareira e a respectiva chaminé prismática, construída em tijolo e atingindo grandes dimensões.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria; revestimentos rebocados; madeira; tijolo; ferro forjado.

Observações

*1 O município não possui um levantamento rigoroso do edifício, mas apenas o projecto de recuperação elaborado pelo Arq.º Manuel Teixeira Afonso em 1982; no entanto, através dessa documentação gráfica é possível observar a organização das paredes estruturais e dos vãos.