Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar Pina Aragão

Solar Pina Aragão

O ponto de interesse Solar Pina Aragão encontra-se localizado na freguesia de Linhares no municipio de Celorico da Beira e no distrito de Guarda.

Arquitectura residencial, eclética. Solar com dois pisos, planta rectangular composta e cobertura de duas águas. Panos murários rematados por pilastras e com composição assimétrica. Portal encimado por janela de sacada, ambos em arco abatido, sendo os restantes vãos de lintel recto, com ou sem moldura saliente. Frontão curvo integrando a pedra de armas. Piso térreo reservado às lojas. A compartimentação do andar nobre tem como referência o corredor longitudinal. Integra amplo logradouro.

Edifício de dois pisos com planta rectangular composta, resultado da justaposição de fases construtivas diferentes, coberto com telhado de duas águas. A fachada principal, orientada a O., mostra três panos, dois dos quais delimitados por pilastras: uma zona com frente mais estreita com a alvenaria de pedra à vista, o pano principal e um terceiro pano, um pouco recuado. É no pano principal que se abre o portal em arco abatido, ladeado por duas janelas gradeadas e uma outra porta, também de acesso às lojas. No andar nobre, e no eixo do portal descentrado, rasga-se a janela de sacada em arco abatido, cuja moldura se prolonga na cornija. Lateralmente observam-se várias janelas de lintel recto e moldura saliente. O remate superior é constituído pela cornija, interrompida pelo frontão curvo descentrado que integra a pedra de armas. O alçado lateral S. é cego, enquanto no lado oposto se vêem duas portas, uma delas com lintel e ombreiras biselados, à qual se acede através de um lanço de degraus. O alçado posterior, encoberto a partir da rua pelo muro que delimita o logradouro, compreende dois panos. Na zona equivalente ao pano principal abrem-se pequenas janelas de lintel recto e sem moldura que iluminam o 2º piso, pois as janelas superiores correspondem já ao nível do sotão. Este pano é rematado por cornija de meia-cana. O outro corpo mostra um pequeno átrio descoberto, ao lado do qual se ergueu a cozinha, observando-se a data de 1859 na parede. O espaço interno encontra-se dividido em duas alas. O piso térreo é integralmente ocupado pelas lojas, pavimentadas com seixo miúdo. A partir daqui só é possível o acesso ao andar através de escadas de serviço em madeira. A ausência de uma caixa de escadas centralizada obriga a que o acesso ao 2º piso seja feito pelas traseiras, junto à cozinha, onde se pode ver a antiga entrada, com três portas em arco abatido. A compartimentação do andar nobre é feita através de um longo corredor que atravessa todo o edifício, sendo a divisão das duas alas marcada apenas por uma porta. As divisões mais amplas e melhor iluminadas, incluindo o salão nobre, encontram-se orientadas para a frente da casa, enquanto a zona posterior integra compartimentos de menor dimensão. A ala N. tem comunicação para a área construída mais antiga, onde antes se situava a cozinha. Os pavimentos são soalhados e os tectos possuem forro em madeira, tal como acontece no sotão.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria, com e sem revestimento rebocado; madeira; telha de aba e canudo

Observações

*1 - estas informações são referentes à ala S., pois a outra parte da casa encontra-se generalizadamente em mau estado. *2 - neste número não está incluída a superfície da horta-jardim que tem cerca de 2500 m2.