Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal simples, com fachada principal em frontão triangular, rasgada por portal de verga recta, decorado por friso e frontão, encimado por óculo. Fachadas com cunhais apilastrados e remates em friso e cornija, sendo os laterais rasgados por janelas, a iluminar a zona do altar-mor. Existência de sineira. Interior com cobertura em masseira, coro-alto, oratório lateral, do lado do Evangelho, e retábulo-mor de talha pintada e dourada atípico.
Planta longitudinal rectangular, simples, com cobertura homogénea a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras nos cunhais, sobrepujadas por pináculos, e percorridas por embasamento e, superiormente, por duplo friso e cornija moldurada. Fachada principal virada a E., terminada em frontão triangular de ângulos inferiores abertos, encimado por cruz de braços com remate florelizado. É rasgada por porta de verga recta, moldurada, com pequeno brinco superior e voluta inferior, encimado por friso e cornija, também moldurada, e sobrepujada por frontão contracurvado interrompido por elemento decorativo, em granito, que, elevando-se, se une e forma falsa chave saliente, sob a cornija do frontão; no tímpano, abre-se óculo quadrilobado, moldurado, com remate em voluta e flor. Na pilastra do lado direito encontra-se fixado em estrutura metálica pequeno sino. Fachadas laterais rasgadas por janela rectangular na zona do altar-mor, tendo ainda a virada a N. portal, de moldura simples. Fachada porterior terminada em empena coroada por sineira de arco pleno, rematada por cornija e voluta encimada por cruz. INTERIOR de espaço único, rebocado e pintado de branco, com embasamento de granito e silhar de azulejos modernos, de padrão azul e branco, vãos encimados por sanefa de madeira e pias de água-benta, gomadas ladeando cada um dos portais. Coro-alto assente em lage de betão, com varandim de ferro, tendo acesso por escada de granito no lado do Evangelho, com o vão da caixa aproveitado para formar espaço fechado de arrumos. A meio da nave, do lado do Evangelho, abre-se vão de arco de volta perfeita com oratório, dedicado a Nossa Senhora da Veiga, de talha pintada em beje e dourado, com arco sobre pilastras decoradas com elementos fitomórficos; a parede de fundo é revestida no terço inferior por talha, formando apainelados, o central cortado por estrutura também de talha recortada e volutada que suporta a mísula, e o restante é pintado com árvores e ruínas de uma capela. Sobre supedâneo, e inserido em arco de volta perfeita, ergue-se o retábulo-mor de talha pintada de beje e dourado, com arco sobre pilastras, ambos decorados por elementos fitomórficos, enquadrando representação do Calvário, com imagem relevada de Cristo na Cruz e a da Virgem e de São João Baptista pintadas na parede; banco formando apainelados, centrados por sacrário, assente na banqueta, de remate em cornija curva e aletas volutadas, tendo na porta a figuração da Custódia; sotobanco, também em apainelados, formando o frontal de altar. Fronteiro, tem ara de altar de granito assente em pilar central. Pavimento em lajes de granito e cobertura em masseira pintada com caixotões almofadados, assente em dupla cornija moldurada, a inferior bastante saliente, tendo friso intermédio pintado com almofadas.
Materiais
Alvenaria granítica rebocada e pintada de branco exterior e interiormente; elementos estruturais, sineira, molduras exteriores, embasamentos, frisos e cornijas, pia de água-benta e ara de altar em granito; silhar de azulejos; michos e mísulas de talha, pintada e dourada; coro-alto em betão; portas de madeira; janelas de vidro simples; cobertura exterior de telha; estrutura de suporte do sino em ferro.
Observações