Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja das Carmelitas

Igreja das Carmelitas

O ponto de interesse Igreja das Carmelitas encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Glória e Vera Cruz no municipio de Aveiro e no distrito de Aveiro.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja feminina carmelita descalça de planta longitudinal, com estrutura arquitectónica maneirista e revestimento interno barroco de talha dourada e azulejaria. Retábulos de três fases, estilo de transição do séc. 17 para o 18, da época de D. Pedro II (altar-mor e retábulos laterais), barroco joanino (arco cruzeiro, paredes laterais da capela e coro-alto) e rococó (complementos no retábulo-mor e sanefas). Azulejaria do 2º quartel do séc. 18 de manufactura coimbrã de António Vital Rifarto.

Planta longitudinal. Volume simples, rectangular com sacristia no enfiamento da capela-mor e corpo anexo do lado da Epístola. Cobertura em telhado de duas águas e circundado por embasamento de cantaria. Fachada com portal central rectangular com frontão semi-circular interrompido por cruz, janelão rectangular com empena e coroamento em frontão triangular com emblemática heráldica no interior; remates boleados assentes em plintos, prolongando a cantaria dos cunhais e, sobre pedestal, cruz de hastes rectas no topo. A fachada lateral, com portal com empena e três janelões chanfrados, com marcação exterior da capela-mor por pilastra, apresenta entablamento corrido com ligeiro rebaixamento em relação ao constituinte do frontão triangular da fachada. A iluminação, lateral, faz-se pelo lado do Evangelho. Interior de nave única com marcação da capela-mor por elevação de degrau, alto lambril de azulejos azuis e brancos e registo superior profusamente decorado em talha dourada. Capela-mor com amplo retábulo assente em alto embasamento, com duas portas laterais que dão acesso a sacristia posterior, corpo elevado em arquivolta e assente num sistema de colunas torsas que abrem dois nichos albergando estatuária e rasgando-se, ao centro, camarim profundo de feição poligonal e de cobertura em concha. O espaço central é ocupado pelo trono de degraus decoradas em correspondência axial com um oratório tríplice. Superiormente, alternam telas pintadas com cenas da vida de Santa Teresa (duas à esquerda e três à direita) e janelões rectangulares (alguns falsos) com pano de base, pequena grade cravada nas pilastras, lambrequim e frontão interrompido e púlpitos afrontados com mísula simples, balaustrada de madeira, e enquadramento superior em talha dourada. Revestimentos interiores em caixotões de madeira assentes em entablamento corrido. Na parede fronteira à capela-mor, coro-alto com gradeamento central, de formato rectangular, com três telas pintadas (Senhora do Carmo, Santo Elias e Santa Teresa) harmonizadas numa superfície integralmente revestida por talha dourada e rematada por sanefa com cortinados de fantasia.

Materiais

Alvenaria, cantaria de calcário (vãos), talha dourada (retábulo), azulejos, tijoleira (pavimento), madeira (revestimentos interiores), telha de aba e canudo

Observações

25 telas desapareceram. *2 - A temática que se representa no lambril de azulejo trata de temas bucólicos e de cenas relacionadas com a vida de eremitas.