Portal de Cidadania

Capela de São Giraldo

Capela de São Giraldo

O ponto de interesse Capela de São Giraldo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos no municipio de Moita e no distrito de Setúbal.

Aruitectura religiosa, seiscentista. Capela de espaço único estilo "chão", de grande simplicidade arquitectónica e despojamento decorativo, com panos austeros de grande sobriedade no traçado, com vãos rectangulares e arco sineiro; portal simples de características classicizantes na sua modinatura rectilínea e fria; interior de espaço unificado com coro-alto, desenvolvendo-se com simplicidade, clareza, ordem e proporção, com posterior transformação barroca do espaço interior, com o forro policromo da azulejaria de tapete de padronagem seiscentista.

Planta longitudinal, simples, sacristia em justaposição lateral e lance de escada exterior de acesso ao coro-alto e ao arco sineiro. Cobertura exterior em telhado de duas águas na capela, havendo vestígios do arranque de telhado de uma água na sacristia que se encontra descoberta. As fachadas desenvolvem-se entre cunhais pouco vincados e rematam em cornija de coroamento continuado e beiral. Os vãos de portas e janelas são rectangulares e moldurados com vergas e ombreiras em pedra. Fachada principal orientada a O., de um pano e dois registos: no inferior abre-se um portal com verga e cornija rectilíneas, assentes em ombreiras simples, e uma janela gradeada, sobrepujada por lápide decorada com aletas contracurvadas e insígnia da Ordem de Santiago encimada por cruz sobre plinto; sobre a porta rasga-se um janelo de iluminação que dá sobre o coro-alto; o remate é empena angular; sobre a água da direita ergue-se uma sineira em arco de volta inteira com remate angular, com cornija de coroamento. Fachada N. de um pano com uma janela descentrada, tendo remate em empena rectilínea. A fachada posterior da capela e a da sacristia adossada são, cada uma, de um pano cego, rematando a da capela em empena angular e a da sacristia em empena rectilínea. A S. destaca-se o muro liso de resguardo do lance de escadas que se adossa ao pano lateral da capela, com uma porta aberta no registo superior, no cimo das escadas, de acesso ao coro-alto. O INTERIOR em espaço indiferenciado. a entrada eleva-se o coro-alto todo em madeira, com balaustrada simples. A cobertura é em tecto de três planos em madeira e o pavimento está em terra batida. No pano fundeiro sobre o altar-mor abre-se um arco de volta perfeita ladeado por dois pequenos nichos sobrepostos, angulados; há restos de revestimento de azulejos de diversa padronagem no pano frontal, no frontal do altar, nas paredes da nave até um terço da sua altura e do forro dos nichos. Na nave, na parede do lado do Evangelho, percebe-se a marcação de um arco de volta inteira, provavelmente o assento da estrutura de um altar lateral; no lado da Epístola abre-se uma porta de acesso à sacristia que se encontra descoberta e com pavimento levantado; a meio da nave há um carneiro, cuja pedra de cobertura se encontra arrancada e colocada junto. O pé direito é plano e liso. A iluminação faz-se através dos vãos já enunciados.

Materiais

Pedra: calcária, mármore, entulho; vidro simples; alvenaria de pedra e cal; madeira; cerâmica: tijolo, telha.

Observações

*1 - Idêntico desenho aparece nos azulejos da Igreja de Nossa Senhora de Brotas, datados de 1660. *2 - Desenho que se encontra também nos azulejos da ermida de São Sebastião da Ericeira e na Igreja do Salvador de Torres Novas.