Portal de Cidadania

Forte da Penha de França

Forte da Penha de França

O ponto de interesse Forte da Penha de França encontra-se localizado na freguesia de Funchal (Sé) no municipio de Funchal e no distrito de Ilha da Madeira (Madeira).

Pano de muralha com jorramento de antigo forte pentagonal.

Pequenos panos de muralha de antiga fortificação semipentagonal, em aparelho vittatum e com jorramento, a que foram amputados os panos intermédios O. e S. Pano extremo O. sob a nova muralha de suporte da Tv., parcialmente encoberto por hera, a que se encosta pequeno banco em antigo espaço ajardinado; panos S. e E. parcialmente encobertos por pequenos muros de terrenos agrícolas, actualmente abandonados.

Materiais

Cantaria mole e rígida regional aparente e alvenaria de cantaria e cimento.

Observações

O antigo forte foi entregue à Câmara Municipal do Funchal em 1902, datando o alargamento da ligação da R. da Penha de França e da construção da Tv. do Reduto de poucos anos depois. Entretanto, as propriedades anexas, sobre o porto e confinantes com os panos de muralha, foram registadas nos anos seguintes entre os proprietários da residência a E. e o prelado do Funchal. Mais tarde, por testamento do bispo D. Manuel Agostinho Barreto, em 1911, a residência O. do conjunto da Penha de França, com o acesso pela Tv. do Reduto, foi deixado ao avô de D. Muriel Henriques de Freitas, actualmente ali a residir.