Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Hospício e Ermida de Nossa Senhora da Saúde

Hospício e Ermida de Nossa Senhora da Saúde

O ponto de interesse Hospício e Ermida de Nossa Senhora da Saúde encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição) no municipio de Alandroal e no distrito de Évora.

Ermida maneirista e barroca, de planta retangular simples, com a fachada principal em empena, ostentando sineira, com os vãos em eixo composto por portal de verga recta decorado por friso e cornija, encimado por óculo. Alçados com cunhais apilastrados e remate em cornija. Cobertura em abóbada de berço e existência de uma simples ara de altar. O conjunto é decorado por pintura mural e silhares de azulejo, do estilo barroco.

Planta quadrangular, composta pelo corpo da ermida disposto longitudinalmente, envolvido lateralmente pelas dependências do antigo hospício; Cobertura diferenciada em telhado de duas águas para a ermida e de quatro águas para o hospício. Fachada principal voltada a NE., de dois panos, correspondentes à ermida e hospício, sendo o primeiro delimitado por cunhais, rasgado por portal emoldurado e sobrepujado por verga semicircular e por janela recortada em perspectiva, com remate em frontão semicircular, com enrolamentos e pináculos nos ângulos, e campanário, em forma de torre quadrangular, com sino. O corpo do hospício, de piso único, é rasgado por janelas de vergas iguais às do portal da ermida e remate em cornija moldurada e beirado. Embasamentos e molduras dos vãos da janela e campanário pintados a cor azul. Fachada posterior de dois panos, correspondentes à ermida e ao hospício, o primeiro, mais elevado, rasgado por janela com grades e remate em empena e beirad, sendo o segundo rasgado por porta e e janelas com remate recto, em beirado. Embasamento e molduras de vãos são igualmente pintados a cor azul. Fachada lateral rasgada por porta central ladeada por janelas idênticas às anteriores e sobreposta de pequena janela de verga curva. INTERIOR de espaço único na ermida, com abóbada de berço, decorada a fresco com motivos florais e tabela central de volutas e enconchados com o emblema beneditino. Um degrau dá acesso ao altar-mor, recoberto de azulejos, que centra, num nicho, a imagem de São Bento. Os alçados encontram-se parcialmente cobertos de azulejos, decorados com motivos florais. O antigo hospício, originalmente formado por dois pavilhões apresenta planta composta, compartimentada.

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo, caiada, nas fachadas, parte superior do altar, moldura do vão de entrada em mármore, pavimentos em mosaicos e azulejos no alçados e altar.

Observações

Originalmente o hospício era formado por dois pavilhões de arquitectura do período josefino, de um sobrado, voltados a E., com a ermida a eixo. O fundador terá sido Diogo Lopes de Sequeira.