Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Tiago

Igreja de São Tiago

O ponto de interesse Igreja de São Tiago encontra-se localizado na freguesia de Santiago Maior no municipio de Alandroal e no distrito de Évora.

Igreja paroquial quinhentista, de planta poligonal composta por exonartex, nave única de planta rectangular, capela-mor com cobertura em cúpula hemisférica, sacristia e baptistério, construção típica da arquitectura rural alentejana. Alterações pontuais nos séculos seguintes, nomeadamente a decoração das pinturas murais da cúpula da capela-mor e das capelas laterais. O campanário triplo escaiolado, as pinturas murais da capela-mor e das capelas laterais.

Planta poligonal, composta por exonartex, nave rectangular, capela-mor quadrada a que se adossam na ilharga N., baptistério quadrangular, compartimento do púlpito, capela de Nossa Senhora de Fátima e sacristia rectangular. Coincidência entre exterior e interior. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas no exonartex, nave e capela lateral S., de uma água no baptistério, compartimento do púlpito e sacristia, e em cúpula telhada de quatro águas na capela-mor, rematado por lanternim circular cego, coroado por cruz. Fachada principal orientada com exonartex de três arcos de volta perfeita, um por banda, e remate em empena; alçado da nave rematado em empena coroada por composição arquitectónica de um triplo campanário ladeado de volutas com enrolamento. Fachada S. de 4 panos correspondentes ao exonartex, à nave com contraforte e pequena porta simples, às capelas laterais, ligeiramente saliente e cego, e à capela-mor rasgado por pequena janela e com remate em platibanda. Fachada N. de 3 panos correspondentes ao exonartex, à nave tendo adossados os corpos do baptistério, do compartimento de acesso ao púlpito e da capela lateral mais elevada com remate em empena rasgada por 2 janelas quadradas, e à capela-mor tendo adossado o corpo da sacristia com janela gradeada. Fachada E. de dois panos correspondentes à capela-mor com cunhais diagonais e remate em platibanda e à sacristia rasgado por porta estreita com acesso por 2 degraus. INTERIOR: espaço diferenciado com nave única de planta rectangular, com abóbada de berço. No alçado O. rasga-se portal simples ladeado por pequena pia baptismal de mármore. Do lado do Evangelho arco pleno de acesso ao baptistério, púlpito de madeira, porta simples de acesso ao compartimento com escadaria que leva ao púlpito, arco pleno de acesso à Capela de Nossa Senhora de Fátima, de planta rectangular, com altar e nicho centrando a imagem da titular. Do lado da Epístola porta, dois arcos de volta perfeita correspondentes, o primeiro, ao altar de Nossa Senhora do Rosário: totalmente revestido a pinturas murais com os atributos marianos, com triplo nicho centrando a imagem da titular, ladeada pelas imagens de Santo António e de São Bento; o segundo arco decorado com pintura mural e fronteiro ao altar de Nossa Senhora de Fátima, corresponde ao Altar das Almas com retábulo onde se expõem o Crucificado, São Miguel pesando as Alminhas do Purgatório e São Francisco de Assis. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras. Capela-mor coberta por cúpula hemisférica sobre trompas triangulares, totalmente revestida de pinturas murais; retábulo-mor em triplo nicho, o central mais elevado, com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, ladeada pelas de São Tiago Apóstolo e de Nossa Senhora de Fátima; do lado do Evangelho porta de acesso à sacristia e do lado da Epístola janela.

Materiais

Alvenaria de pedra, rebocada e caiada no exterior e interior. Telha de canudo na cobertura exterior. Madeira nas caixilharias, púlpito e bancos dos fiéis. Pavimento em mármore. Estuques na decoração da abóbada e dos altares laterais.

Observações