Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela dos Terceiros Seculares da Ordem Terceira de São Francisco

Capela dos Terceiros Seculares da Ordem Terceira de São Francisco

O ponto de interesse Capela dos Terceiros Seculares da Ordem Terceira de São Francisco encontra-se localizado na freguesia de União de Freguesias da cidade de Santarém no municipio de Santarém e no distrito de Santarém.

Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Capela de irmandade secular anexa à igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de nave única integrando o presbitério, paralela ao cruzeiro da igreja, com acesso ao interior da mesma e saída autónoma para a rua. Volumetria simples e fachada severa, contrapondo-se ao interior integralmente decorado de talha, azulejo e pintura, um belo exemplo barroco de uma "obra-total".

Planta rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de 2 águas. Fachada principal virada a E., de empena angular enquadrada do lado esquerdo por cunhal apilastrado, com rasgamento axial de uma porta encimada por janela, ambas molduradas e de verga recta, sobrepujadas por óculo. Fachada lateral S. ladeada por cunhais apilastrados, sem qualquer vão. Na fachada posterior, de empena angular vazada por óculo, o volume pouco saliente da tribuna do altar-mor. INTERIOR de nave única coberta por tecto de 3 planos, com caixotões em madeira, integrando o presbitério. Nas paredes laterais rasgam-se 2 edículas pouco profundas enquadradas por arcos semicirculares estribados em pilastras; entre as edículas do lado da Epístola a porta de comunicação com a igreja anexa; do lado do Evangelho um vão idêntico enquadra a porta de um armário. Na parede interior da fachada principal rasga-se um arco mais elevado, de perfil idêntico aos das paredes laterais, ladeado por portas de verga recta estabelecendo a comunicação com a cerca e com a igreja. Retábulos em talha dourada de estilo nacional no altar-mor e nos altares laterais; no altar-mor a imagem de vulto de Cristo na cruz; no 1º altar do lado do Evangelho uma maquineta com a imagem de roca da Virgem; no altar do lado oposto uma imagem de São Francisco. As paredes interiores são revestidas por silhares elevados de azulejos setecentistas (período dos mestres), com cenas da vida de São Francisco e alegorias às virtudes, a que se seguem telas com molduras em talha dourada, figurando santos e beatos da Ordem Terceira: Santa Ângela de Fulgina, condessa de Civitelo; São Fernando, rei de Castela; beato Gualtero, bispo de Treviso; Santo Eliz rio e Santa Delfina, condes de Arriana; beato Jacome de Laud; Santa Isabel, raínha de Portugal; beato Amadeo; São Leão, bispo de Milão; Santa Isabel, raínha da Hungria; São Francisco de Assis; Santa Clara de Monte Falco; beato Bartolo de São Geminiano; São Luís, rei de França; beata Miquelina.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada. Cobertura em telha cerâmica. Molduras de portas e janelas em cantaria. Revestimento interno de azulejos. Pavimento em materiais cerâmicos e cantaria. Portadas e janelas em madeira.

Observações