Arquitectura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de fachada ladeada por torre sineira, inicialmente com nave única com cobertura de 3 panos em madeira e capela-mor rematada por cúpula. Espacialidade postridentina; linguagem clássica erudita utilizada nas colunas que sustentam o coro alto e ladeiam o portal principal.
Planta longitudinal, composta por nave rectangular, a que se justapõe a E. a capela-mor também rectangular. A N. adossa-se a sacristia, paralela à capela-mor e vários anexos de serviços, a S. a torre sineira. Volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas, sobre a nave e capela-mor, de 1 água sobre a sacristia e anexos. Fachada principal de empena triangular rasgada por portal ladeado por colunas coríntias, sobrepujado por pequeno nicho, com imagem em terracota; do lado direito, torre sineira ponteada por pináculos e rematada por cúpula bolbosa centrada por marco geodésico. Fachada lateral S. composta pelo paramento da nave, rasgado por porta moldurada de verga recta e 3 janelas rectangulares, e da capela-mor rasgado por janela de vão rectangular moldurado. No INTERIOR 2 naves de diferentes dimensões: a principal e uma nave lateral, do lado N., a principal com cobertura de 3 panos, a lateral com cobertura de 1 pano. Do lado S. uma capela pouco profunda, antecedida por arco redondo sobre pilastras. As paredes da nave são rodeadas por silhar de azulejos de padrão polícromo seiscentista (nave central) e padrão azul e branco recente (nave lateral). Sobre o portal principal, antecedido de guarda-vento em madeira, coro alto com balustrada em madeira, estribado em colunas coríntias de fuste estriado. Na nave lateral um altar recente com um sacrário marmoreado e dourado. Na parede da escada de acesso ao coro alto foram aplicados restos de azulejos de padrão seiscentista. Um arco triunfal semicircular assente em pilastras toscanas estabelece a comunicação com a capela-mor, coberta por cúpula. No altar-mor um retábulo joanino de madeira entalhada e dourada sobre fundo branco, com tribuna central vedada por tela com a representação de Nossa Senhora da Conceição; duas portas de acesso rasgam-se dos lados da mesa do altar. Nas paredes laterais um silhar de azulejos de padrão polícromo seiscentista. No pavimento uma lápide tumular assinala a campa do padre João Luís Filipe, datada de 1646.
Materiais
Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada a branco (nave principal e capela-mor); alvenaria de tijolo e betão armado na nave e anexos laterais. Pavimento em tijoleira e cantaria. Cobertura em telha cerâmica.
Observações