Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Manual da Unesco sobre a Experiência Chinesa na Manutenção da aprendizagem durante o surto COVID-19

Manual da Unesco sobre a Experiência Chinesa na Manutenção da aprendizagem durante o surto COVID-19

Publicado em: 2020-04-29

Um grupo de portugueses ativistas pela educação/formação/aprendizagem  juntou-se para traduzir um manual (handbook) produzido por
Huang, R.H., Liu, D.J., Tlili, A., Yang, J.F., Wang, H.H., et al. (2020). Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 outbreak. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University

Editado pela UNESCO (original em anexo), mostra como a China conseguiu manter o seu ensino em funcionamento com os condicionalismos da Pandemia. 

São um conjunto de lições/boas práticas que podem ser úteis à nossa comunidade de ensino/formação, dos jardins de infância ao ensino superior. Não é um manual com pretensões de cientificidade ou de rigor acadêmico/científico, mas tão só de ilustrar situações de resolução de problemas quando os alunos ficam impedidos de frequentar as suas escolas. 

Foi disseminado pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela APDSI bem como por decisores de politicas públicas.
 
Numa iniciativa voluntária produzimos a sua tradução e adaptação para a Língua portuguesa bem como o formato e design gráfico e de imagem. Foi útil, a esta comunidade de +15 voluntários (Universitários, formadores, professores ensino básico/secundário, profissionais de educação/formação),  conhecermos um ponto de partida anterior à chegada da pandemia ao nosso Paíe sendo foco para uma conversa/diálogo online  sobre o conteúdo do manual e a forma de o disseminar/divulgar.  

Concluiu-se que o deveríamos fazer de forma orientada e focada bem como evidenciar disponibilidade para iniciativas que possam resultar. 

Nesse debate, já acontecido, foi avançada a ideia que a Localização de um manual desta natureza seria útil, porventura, para a comunidade de profissionais de educação/formação/aprendizagem. Casos exemplares, práticos e simples de apresentar  como os que aparecem neste manual e que foram produzidos durante esta crise e que podem potenciar Lições aprendidas para o futuro Plano para a Transição Digital na Educação.


CONSULTE AQUI O MANUAL EM PDF




Autoria:

#Voluntarios@Learning




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
2832 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE