Foi anunciando pelo Sr Primeiro Ministro, importantes informações, nomeadamente como decorrerá o restante ano lectivo, como será a avaliação deste último periodo e ainda o calendário de conclusão do corrente ano lectivo, das quais se destacam:
- O 3º periodo letivo começa no próximo dia 14 de Abril, sem actividades lectivas presenciais.
- Ensino básico do 1º ao 9 ano inclusivé:
- Todo o 3º periodo terá ensino à distância sendo reforçado pela emissão televisiva com conteúdos pedagógicos complementando mas não substituindo o trabalho dos professores.
- As emissões televisivas serão diárias e transmitidas a partir do próximo dia 20 de Abril, no canal RTP Memória (acessivel por cabo e por televisão digital terrestre)
- A avaliação erá efetuada em cada escola pelos professores , sem provas de aferição e sem exames do 9º ano.
- Mantem-se regime especial de apoio a famílias com crianças até 12 anos, até ao fim do ano lectivo.
- As notas do 3º periodo terão em conta o percurso que o aluno teve até agora, os eventuais constrangimentos no acesso digital ao ensino (que difere de aluno para aluno) e esforço de recuperação do aluno (quando tenham avaliações menos favoráveis nos periodos anteriores). Serão ainda tidas em conta as circunstâncias muito especiais em que o 3º periodo irá decorrer (ensino à distância).
- Ensino secundário:
- Retomam-se as actividades lectivas presenciais, dado não ser possível recorrer à emissão televisiva devido à diversidade de disciplinas.
- Não é conhecida ainda decisão final pois isso depende da evolução da situação não se podendo por enquanto decidir quando se iniciarão as aulas presenciais do 11º e 12º ano.
- O calendario de exames da 1º fase do 11º e 12º ano é adiado, decorrendo de 6 a 23 de Julho e a 2ª fase entre 1 e 7 de Setembro. Assim a atividade letiva poderá estender-se até ao dia 26 de junho
- Existirão no atual contexto dois planos: retomar parcialmente aulas do 11º e 12º ano durante o mês de Maio sem excluir outro plano prosseguindo apenas com ensino à distância dependentemente da evolução da pandemia
- De qualquer forma, para haver maior distanciamento social e menos tempo de permanência na escola serão sempre muito limitadas:
- Só estarão abrangidos alunos do 11º e 12º ano;
- 10º ano só ensino à distância;
- Das 22 disciplinas, só haverá aulas presenciais das disciplinas sujeitas a exame específico para acesso ao ensino superior sendo as outras ministradas à distância;
- As Direçõeso das escolas terão de assegurar o Distânciamento e Higienização adequadas nas aulas, até indicação em contrário. Todos os que frequentarem a escola (professores, funcionários, alunos) deverão usar máscara dentro da escola, disponibilizadas pelo Ministério da Educação.
- Estão dispensados das actividades presenciais, docentes e outros trabalhadores que integrem grupos de risco.
- As faltas dos alunos sao consideradas justificadas sem necessidade de requerimento ou atestado
- Alunos só realizarão exames de que necessitam para acesso ao ensino superior. Arestante classificação será a nota interna de cada uma das escolas
- Educação pré escolar
- Só poderão serretomadas as actividades nos jardins de infância, quando forem revistas as regras de distanciamento que são compreensivelmente mt dificeis de cumprir em sala nas faixas etárias em causa;
- Não se sabem ainda datas para que tal venha a acontecer
CONSULTE ABAIXO O HORÁRIO PREVISTO DAS AULAS
AMPLIAR
Autoria:
PNMF
ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>