Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Redinha

Freguesia de Redinha - Municipio de Pombal

Menu da Freguesia

Redinha é uma freguesia portuguesa do concelho de Pombal e paróquia da Diocese de Coimbra, com 42,08km de área e 2 117 habitantes (2011). Densidade: 50,3 h/km.


Localiza-se na zona nordeste do município.


Foi vila e sede de concelho entre 1159 e 1842. Era constituído pelas freguesias de Redinha e Tapéus e tinha, em 1801, 1 848 habitantes.


Habitada desde a romanização, teve o seu primeiro foral em 1159 que foi concedido por D. Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários.


Em 29 de Janeiro de 1186 o papa Urbano III faz seguir a bula Intelleximus ex autentico ao mestre e cavaleiros da Ordem do Templo para lhes confirmar as igrejas de Pombal, Ega e Redinha, construidas nas terras que lhes doara D. Afonso Henriques e toma-as debaixo da protecção da Santa Sé .


No século XIV com a extinção da Ordem do Templo passou para a Ordem de Cristo.


Teve foral novo, outorgado por D. Manuel I, a 16 de Maio de 1513, iniciando-se um período de prosperidade que veio a terminar com as invasões francesas. É hoje uma das freguesias mais importantes no panorama turístico concelhio.


Foi sede de concelho. Tinha edifício de Câmara, Prisão e Forca, tudo isto até às Invasões Francesas. Com este acontecimento todas as autoridades fugiram para Pombal, daí que deixou de ser concelho.


Ligou-se a Pombal no ano de 1842, do qual seria desmembrado por Decreto de Lei de 7 de Setembro de 1895 para integrar o de Soure; mas voltou definitivamente para o concelho de Pombal por vontade da população pelo Decreto de 13 de Janeiro de 1998.


Sobre a toponímia desta freguesia, algumas pessoas dizem que veio de Roda, passando a Rodinha e posteriormente a Redinha.


Situa-se no extremo Nordeste do concelho, na confluência deste concelho com os de Soure e Ansião, estendendo-se pela vertente Norte e Oeste da Serra de Sicó.


No primeiro quartel do século XX, Redinha era descrita pelo Guia de Portugal como uma u201cpovoação muito pitoresca com os seus moinhos movidos pela corrente do Anços, afluente de Arunca. u00c0 entrada da vila, ponte de pedra de três arcos de grande antiguidadeu201d. Crê-se que aqui existiu uma cidade romana, da qual existem bastantes vestígios inexplorados no século VIII.


Foi um fluorescente concelho, com edifício da câmara, cadeia, forca e o seu pelourinho de cabeça cu00fabica e levado sobre um escadório poligonal de cinco degraus.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados