Arquitectura religiosa renascentista. Capela renascentista de planta quadrada de fachada-torre, provavelmente obra de um dos Castilhos. As esculturas exteriores são atribuídas a Hodart. O altar-mor é obra atribuída da 1ª fase de João de Ruão. A escultura da deposição no túmulo é igualmente atribuída a João de Ruão, mas de época posterior.
Torre quadrangular de cantaria com telhado de 4 águas, precedida de galilé sustentada por elegantes colunas e grades barrocas com o brasão dos Coimbras. Portal ogival brasonado com janelão. Na silharia da torre ressaltam esculturas em mísulas com baldaquinos. Interior com cobertura de abóbada de nervuras com florões e ao centro as armas de família dos Lencastre. Altar-mor com boas esculturas em nichos enquadradas por figuras mais pequenas em mísulas com baldaquinos. Um arco de volta inteira, rendilhado e com as armas do fundador, abriga a "deposição do túmulo". As paredes são revestidas de azulejos figurados alusivos à criação do mundo. O pavimento tem pedras tumulares.
Materiais
Estrutura, pavimento e tecto em granito; cobertura em telha cerâmica; caixilharias em madeira e vitrais no piso superior; esculturas em pedra de ançã.
Observações
Brasão de D. Diogo de Sousa no portal.